Hemobrás
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
Expand...
Expand...Expand...Expand...Expand...Expand...
26.11.2018

Ministério da Saúde reforça campanha para incentivar doação de sangue

Ampliar a doação de sangue no país, sensibilizando novos doadores. Esse é o objetivo da campanha nacional ‘Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você’, do Ministério da Saúde, que é intensificada no Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste domingo (25/11). No Brasil, cerca de 1,6% da população doa sangue – 16 a cada mil habitantes. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar o número de doadores.

 

Na semana do dia 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para ampliar o número de doadores.  A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

No Brasil, dados revelam que a doação é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens.

O investimento do governo federal para fortalecer a hemorrede é crescente ano a ano. Em 2018, foram destinados R$ 1,3 bilhão na rede de sangue e hemoderivados. Os recursos são destinados a estruturação da rede nacional para a modernização das unidades, qualificação dos profissionais e processos de produção da Hemorrede, além do fornecimento de medicamentos de alto custo a pacientes para atenção aos pacientes portadores de doenças hematológicas. (link para a matéria completa)

Sac hemobrás: 0800 280 0477 - © Copyright Hemobrás 2015. Todos os Direitos Reservados
Clique para listar as tarefas