1

Construção da fábrica de hemoderivados

Construção da fábrica de hemoderivados

Notícia publicada em: 28.08.2012

Acompanhe o andamento da construção da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, que está sendo erguida no município de em Goiana, a 63 quilômetros do Recife, em Pernambuco. As obras avançam dentro da segunda etapa, cuja previsão de conclusão é 2014.

Fotos tiradas no dia 14/8/2012.

[FOTO2+]

[FOTO3+]

[FOTO4+]

[FOTO5+]

[FOTO6+]




Confira o andamentos da segunda etapa das obras da fábrica

Confira o andamentos da segunda etapa das obras da fábrica

Notícia publicada em: 28.08.2012

As obras do bloco B02, que será responsável pelo fracionamento do plasma, na fábrica da Hemobrás, já está em fase de execução de concreto da superestrutura- quando são erguidos pilares e vigas – e com 90% dos muros de arrimo concluídos. As fundações, os pilares e as vigas dos blocos B03 ( responsável pelo envase ) e B04, prédio que cuidará do empacotamento dos medicamentos, também estão em fase de concretagem e a laje já foi finalizada. Já B05, que fará a estocagem dos produtos, está com 75% da alvenaria externa, dos pavimentos térreo e 1º, concluída. Em B06 a alvenaria externa do pavimento térreo está aproximadamente 55% concluída.

Confira abaixo as fotos atualizadas do andamento da obra:

[FOTO2+]

[FOTO3+]

[FOTO4+]

[FOTO5+]

[FOTO6+]

[FOTO7+]




Experiências, práticas e princípios reforçam o aprendizado do estagiário

Experiências, práticas e princípios reforçam o aprendizado do estagiário

Notícia publicada em: 18.08.2021

Eles(as) são jovens adultos, inspirados por paixões diversas, multifuncionais e muito comprometidos. O dia do estagiário foi criado em 18 de agosto de 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497. Hoje, comemoramos essa data tão especial, de quem aprende a construir e conquistar todos os dias uma carreira sólida para o futuro.

Visando conceder oportunidade de adquirir experiência profissional, o programa de estágio Hemobrás vem proporcionando desde 2008 vagas para diversos cursos com extensão de até dois anos. Tendo como principal objetivo, proporcionar o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais do(a) estudante, preparando-os(as) para o mercado de trabalho, tendo ainda em algumas ocasiões, autoria de melhorias que podem ser implementadas na empresa.

Estar frequentando o ensino regular em instituições de educação superior (preferencialmente a partir do 4º período), educação profissional e ensino médio, é um dos principais requisitos para concorrer à qualquer vaga ofertada pela empresa.

Após divulgação da vaga de estágio, através das nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram, é feita uma triagem e seleção dos currículos, posteriormente, acontecem as entrevistas dinâmicas e por fim, a aprovação do(a) gestor(a) da área solicitante.

Um dos objetivos do programa de estágio da Hemobrás, é agregar valor aos estagiários, tanto profissional quanto humano, capacitando-os, preparando-os e os motivando para o mercado de trabalho, enfatizando a importância de cada um que no dia a dia compartilham experiências e ensinamentos com a empresa.

A seguir, confira os depoimentos de alguns dos nossos estagiários sobre a relevância da experiência que a Hemobrás tem proporcionado em suas vidas:

Fique por dentro das vagas disponíveis através das nossas redes sociais!




Testes para detecção de Aids e hepatite C serão mais eficazes

Testes para detecção de Aids e hepatite C serão mais eficazes

Notícia publicada em: 08.08.2012

A partir deste ano, todo o sangue coletado no País passará a ser submetido a um teste mais eficaz para a detecção dos vírus da Aids e da hepatite C. A tecnologia utilizada será, obrigatoriamente, o Teste de Ácido Nucleico (NAT, na sigla em inglês), desenvolvida nacionalmente por meio de uma parceira firmada entre a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), o Instituto Carlos Chagas, o Instituto de Tecnologia do Paraná e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, e que consegue detectar os vírus mesmo que o doador tenha sido contaminado há poucos dias. Até o mês de novembro, o Ministério da Saúde publicará a portaria determinando a nova medida, tanto no sistema público de saúde quanto na rede privada.

Atualmente, apenas 25% das mais de 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas anualmente no País passam pelo Teste NAT – o mais usado no Brasil é o Elisa. O período de tempo em que os vírus, embora presentes no sangue, não são detectados pelos testes é chamado de janela imunológica. Essa é uma das causas principais de um resultado falso negativo, por exemplo. No caso da Aids, a janela imunológica atual, de 22 dias com o Elisa, cairá para 7 dias. Para as hepatites, esse tempo passará de 70 dias para 11 dias.

Um teste NAT, norte-americano, custa cerca de R$ 140 por bolsa de sangue. No Brasil, porém, será usada uma versão nacional que chegará a um custo 30% inferior ao praticado pela iniciativa privada. A testagem do sangue por meio do NAT será feita no Brasil de forma centralizada, em 14 centros nacionais. A expectativa do Ministério da Saúde é, até o final do ano que vem, incluir na portaria o teste NAT também para hepatite B e dengue ou doença de Chagas.




Hemobrás participa pela primeira vez do Congresso do Conasems

Hemobrás participa pela primeira vez do Congresso do Conasems

Notícia publicada em: 08.08.2012

De 11 a 14 de junho, a Hemobrás participará do XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá em Maceió-AL. O evento deve reunir cerca de 5 mil pessoas nesses quatro dias, que participarão de oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis e Café com Ideias abordando diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde. A empresa terá uma área reservada no estande do Ministério da Saúde, na Feira Brasil Aqui tem SUS, onde os gestores de saúde poderão conferir informações atualizadas sobre a fábrica, recebendo material informativo da instituição. Esta é a primeira vez que a estatal participa de um congresso do Conasems.

Para o presidente do Conasems , Antônio Figueiredo Nardi, também membro do Conselho de Administração da Hemobrás, a participação de todos é fundamental para o bom andamento do SUS nos municípios brasileiros. “O encontro é uma oportunidade para todos que vivem o Sistema Único de Saúde, pela diversidade de informações sobre as diretrizes e políticas do governo federal, estados e municípios, aplicadas atualmente no país. Presente nos debates, mesas, oficinas e palestras o gestor fica munido de conhecimento tem autonomia para apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de sua cidade”, ressaltou Nardi, em matéria publicada no site do Conasems.




Profissionais são treinados para operar sistema de gerenciamento do plasma

Profissionais são treinados para operar sistema de gerenciamento do plasma

Notícia publicada em: 08.08.2012

Nesta semana, os profissionais que irão trabalhar diretamente na operacionalização no bloco B-01 da fábrica da Hemobrás, que está em construção em Goiana-PE, passarão por um treinamento específico sobre o sistema de gerenciamento do plasma. Durante o curso, serão simulados todos os processos de recebimento, armazenamento, inspeção e expedição da matéria prima dos medicamentos hemoderivados, além da interface de algumas etapas com os transelevadores – equipamentos 100% automatizados que serão responsáveis pelo manuseio do plasma no interior da câmara fria, que funcionará a -35° C. O bloco B-01 deverá entrar em operação em julho deste ano.

O treinamento será realizado pela empresa paulista SBS Consultoria em Sistemas, junto com a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da estatal (GTIC), de 4 a 8 de junho, das 9h às 17h, in loco e sob as temperaturas reais de trabalho, que variam de 5°C a 12°C. Tudo o mais próximo possível da realidade. Participarão oito empregados das gerências de Plasma e Hemoderivados (GPH), Garantia da Qualidade (GGQ) e Engenharia da estatal. Uma equipe do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBPM), parceiro que apoia a validação da câmara fria, também acompanhará o processo. As simulações serão feitas com duas mil bolsas de plasma inutilizadas – o equivalente a 50 caixas, ou um pallet.

“Iremos receber o plasma, colocá-lo na doca de entrada de B-01 e seguir o fluxo normal de operação do sistema, como cadastro; formação do pallet; envio para a câmara fria; armazenamento por meio do transelevador; inspeção e codificação de cada bolsa de plasma; pesagem e avaliação de suas condições físicas. Em seguida, o plasma é colocado em uma caixa definitiva de papelão, em contêiner refrigerado, e segue para a formação do lote de distribuição”, explica o gerente da GTIC, Emanuel Porangaba. Tanto no treinamento quanto no funcionamento de B-01, a partir de julho, a operação do sistema será executada pela equipe do IBPM e gerenciada pela GPH. “Após este treinamento, estaremos aptos a iniciar a validação dos processos e, com isso, receber o plasma”, afirma a gerente de GPH, Adriana Parodi.

Desde janeiro, o bloco B-01 vem passando pelas etapas de comissionamento (aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico do prédio), qualificação (já concluída) e validação. Todas estas etapas serão finalizadas ainda em junho, para que seja realizada a inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permitirá a estocagem do plasma já a partir do próximo mês de julho.




Empresários de Pernambuco conhecem canteiro de obras da Hemobrás

Notícia publicada em: 08.08.2012

Um grupo de executivos e empresários de Pernambuco conheceu, no último dia 26, o canteiro de obras da fábrica da Hemobrás. O presidente da estatal, Romulo Maciel Filho, recepcionou a comitiva, que recebeu dele uma breve explicação sobre o projeto. O grupo também pôde conferir as instalações de B-01, o primeiro bloco da planta industrial.

“Estou impressionado com a dimensão do projeto”, revelou o presidente da Companhia de Vidros Planos (CBVP), Paulo Drummond, um dos visitantes. Além dele, estiveram no canteiro o empresário Eduardo Carvalheira, o diretor comercial da Cia Agro Industrial de Goiana, Marcos Castro, do Grupo João Santos; e dirigentes da fábrica Fronpet em Suape, da Suassuna Engenharia, da Usina Santa Teresa, do Grupo João Santos; e da Klabin.

Após a apresentação na Hemobrás, o grupo seguiu para conhecer o projeto da CBVP, que está em construção em frente ao terreno da Hemobrás. O grupo finalizou o encontro na Usina Santa Teresa.

 




Hemobrás celebra Dia Nacional da Saúde

Hemobrás celebra Dia Nacional da Saúde

Notícia publicada em: 05.08.2021

Hoje (05.08), comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data, criada em 1967, foi escolhida pelo seu simbolismo: o sanitarista Oswaldo Cruz, um dos grandes protagonistas no combate e erradicação de doenças no começo do século 20, também nasceu nessa data.

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado no calendário brasileiro por meio da Lei nº 5.352/1967. O que muita gente não sabe, porém, é que o principal objetivo desse período é reforçar a conscientização da população brasileira acerca de hábitos higiênicos e saúde sanitária, pauta defendida por Oswaldo.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) cumpre pauta de distribuição de medicamentos recombinantes (Hemo-8r), tratamento profilático para as pessoas com hemofilia A¹, atendidas em todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o final do mês de julho, deste ano, já foram entregues aos hemocentros cerca de 436.000.000 de Unidades Internacionais, que correspondem a 700.890 frascos.

A Hemobrás enquanto empresa no ramo de indústria farmacêutica não poderia deixar de celebrar este dia, que remete a relevância dos cuidados com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, principalmente àquelas que necessitam de tratamento especializado.

Com relação a situação de pandemia, é importante destacar a rotina diária para evitar o contágio da Covid-19: lavar as mãos periodicamente, usar e trocar as máscaras a cada 2 horas, andar com um frasco de álcool em gel na bolsa para usar sempre que necessário e manter o distanciamento social. Todas essas medidas são sanitárias e, no atual cenário enfrentado pelo mundo, devem ser reforçadas diariamente.

Além, claro, de manter uma alimentação saudável, rotina de exercícios físicos, ir ao médico com frequência e procurar especialistas em saúde mental caso sinta necessidade.

¹A Hemofilia é uma doença transmitida geneticamente e tem como característica a deficiência da atividade dos fatores de coagulação sanguínea VIII ou IX. Devido à falta desses fatores, as pessoas com hemofilia têm maior dificuldade para se recuperaram de ferimentos, que podem ocasionar sangramentos.