Hemobrás celebra Dia Nacional da Saúde
Notícia publicada em: 05.08.2021
Hoje (05.08), comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data, criada em 1967, foi escolhida pelo seu simbolismo: o sanitarista Oswaldo Cruz, um dos grandes protagonistas no combate e erradicação de doenças no começo do século 20, também nasceu nessa data.
O Dia Nacional da Saúde foi oficializado no calendário brasileiro por meio da Lei nº 5.352/1967. O que muita gente não sabe, porém, é que o principal objetivo desse período é reforçar a conscientização da população brasileira acerca de hábitos higiênicos e saúde sanitária, pauta defendida por Oswaldo.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) cumpre pauta de distribuição de medicamentos recombinantes (Hemo-8r), tratamento profilático para as pessoas com hemofilia A¹, atendidas em todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o final do mês de julho, deste ano, já foram entregues aos hemocentros cerca de 436.000.000 de Unidades Internacionais, que correspondem a 700.890 frascos.
A Hemobrás enquanto empresa no ramo de indústria farmacêutica não poderia deixar de celebrar este dia, que remete a relevância dos cuidados com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, principalmente àquelas que necessitam de tratamento especializado.
Com relação a situação de pandemia, é importante destacar a rotina diária para evitar o contágio da Covid-19: lavar as mãos periodicamente, usar e trocar as máscaras a cada 2 horas, andar com um frasco de álcool em gel na bolsa para usar sempre que necessário e manter o distanciamento social. Todas essas medidas são sanitárias e, no atual cenário enfrentado pelo mundo, devem ser reforçadas diariamente.
Além, claro, de manter uma alimentação saudável, rotina de exercícios físicos, ir ao médico com frequência e procurar especialistas em saúde mental caso sinta necessidade.
¹A Hemofilia é uma doença transmitida geneticamente e tem como característica a deficiência da atividade dos fatores de coagulação sanguínea VIII ou IX. Devido à falta desses fatores, as pessoas com hemofilia têm maior dificuldade para se recuperaram de ferimentos, que podem ocasionar sangramentos.