1

Concurso: Hemobrás faz nova convocação

Concurso: Hemobrás faz nova convocação

Notícia publicada em: 18.08.2014

Mais um aprovado no concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) foi convocado para assumir a nova função na estatal. O edital de pré-admissão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (28/7), e o candidato deve se apresentar no dia 8 de agosto, no escritório operacional da empresa, no 11º andar do Empresarial JCPM Trade Center, no bairro do Pina, no Recife. Para esta etapa, foi chamado um profissional para a vaga de técnico em Triagem do Plasma. Mais de 21 mil pessoas participaram da seleção, que ofereceu 183 vagas.




Campanha especial marca Dia da Mulher Negra na Hemobrás

Campanha especial marca Dia da Mulher Negra na Hemobrás

Notícia publicada em: 13.08.2014

Nesta sexta-feira, 25 de julho, se comemora pela primeira vez no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Por entender a importância da data, a Hemobrás preparou uma série de ações que reafirmam os valores da empresa nesse sentido, entre os quais destacam-se o respeito à vida e à diversidade humana. No período da manhã, os temas respeito e empoderamento ganharam espaço numa roda de discussão promovida pela Assessoria de Responsabilidade Socioambiental (ARSA). A convidada para falar sobre os assuntos foi Sony Santos, responsável pela Política de Saúde da População Negra da Prefeitura do Recife.

Representantes de diversas áreas da empresa – do escritório operacional, no Recife, e da sede, em Brasília – puderam expor suas opiniões dentro da discussão. “As mulheres precisam entender que nossos passos vêm de longe, vêm de outras mulheres negras que lutaram antes de nós. É uma batalha diária e constante. Encontros como esse são a oportunidade de reverter um processo histórico de preconceito e discriminação”, argumenta Sony.

Além da palestra, a Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos (Ascom) elaborou uma campanha especial que teve como personagens principais as empregadas, colaboradoras e estagiárias da própria empresa. O resultado foi a produção de um vídeo e peças gráfica que estamparam os murais de todas as unidades da estatal, assim como as mídias sociais. “Foi uma grande satisfação ter participado. Acho que todos devem se orgulhar da sua raça, porque todos somos iguais, com os mesmos direitos e deveres”, destacou Joseane Santos, do Serviço de Orçamentos e Finanças.




Novo lote de equipamentos chegam à fábrica da Hemobrás

Novo lote de equipamentos chegam à fábrica da Hemobrás

Notícia publicada em: 11.08.2014

Um novo lote de equipamentos chegou à fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana-PE. Os sistemas comprados pela estatal, com a finalidade de produzir água purificada para a indústria farmacêutica, foram construídos na cidade de Aesch, na Suíça, e são compostos por dois itens. O primeiro é destinado à produção de água abrandada, que com baixo teor de íons, cálcio e magnésio irá preservar o maquinário e a tubulação com as quais entrar em contato. O outro fará a ultrapurificação do líquido, que servirá de matéria-prima para produção de água para injetáveis (utilizada nos medicamentos), além de servir a sistemas de limpeza de equipamentos e geração de vapor puro farmacêutico. Para a aquisição deste material, a Hemobrás investiu cerca de R$ 10 milhões.

Os sistemas chegaram ao Porto de Suape com quatro contêineres, totalizando 16 caixas e pesando quase 22 toneladas. “Esses equipamentos serão instalados no subsolo do Bloco B02 de nossa fábrica, prédio onde serão fabricados os hemoderivados, e fecham a estrutura de produção, armazenamento e distribuição da água do parque fabril, uma vez que os tanques e as tubulações, vindos da França, já foram entregues e devem ter instalação concluída até dezembro”, explicou o gerente de Incorporação Tecnológica e Processos, Antonio Edson Lucena.

A linha de produção de água purificada é composta de pré-tratamento (microfiltração e ultrafiltração) e dois módulos de purificação (abrandamento, osmose reversa e eletrodeionização), com capacidade de produção de 24 mil litros por hora. Já a linha secundária, para produção de água abrandada, é composta por resinas de troca iônica, que irão gerar até nove mil litros no mesmo período de tempo.

As especificações e normativas técnicas para aquisição dos sistemas foram repassadas pelo Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB), dentro do contrato de transferência de tecnologia para a produção de hemoderivados, especificamente na fase IV, que trata das utilidades industriais e farmacêuticas.

Testes – No mês de outubro de 2013, três empregados da Hemobrás estiveram na Suíça onde acompanharam a realização de testes funcionais nos sistemas. Tecnicamente chamado de FAT (do inglês Factory Acceptance Test), a avaliação serviu para identificar se foram cumpridas todas as exigências relacionadas às Boas Práticas de Produção e Engenharia, além das normas de segurança, antes de o material seguir para o Brasil.