1

Estudantes de Engenharia Biomédica visitam a fábrica da Hemobrás

Estudantes de Engenharia Biomédica visitam a fábrica da Hemobrás

Notícia publicada em: 30.07.2015

Aqui na Hemobrás, nós acreditamos que parte do nosso trabalho é mostrar o que estamos construindo e o conhecimento que estamos trazendo para o Brasil. E é por isso que frequentemente recebemos profissionais e estudantes interessados em conhecer a nossa fábrica. Na última sexta-feira (24.5), 14 estudantes do 9º período do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a fábrica, em Goiana.

A visita começou com uma apresentação institucional da Hemobrás, seu papel e a importância de sua fábrica para a autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivaods. Logo depois, a turma toda colocou os equipamentos de proteção individual (EPI) e fez um passeio guiado pelas nossas instalações.

“A visita foi muito boa, muito interessante. Eu nunca tinha ido numa indústria farmacêutica. A parte prática do curso a gente termina fazendo em ambiente hospitalar, mas muita gente quer ir para a parte fabril mesmo. Gostei muito dos sistemas de automação, algo muito próximo da nossa área”, afirmou o estudante Ericson Portela.

“A gente tinha uma impressão que a obra não estava tão adiantada e nem sabia que parte da fábrica já está funcionando. Agora a gente já sabe e eu não vejo a hora de poder vir aqui com tudo funcionando”, disse a professora Rosa Dutra.

Se você se interessou e quer agendar uma visita do seu grupo ou faculdade à fábrica da Hemobrás entre em contato com a gente pelo “Fale Conosco” no e-mail Hemobrás@hemobrás.gov.br.




Divaldo Sampaio é o novo chefe de Serviço da Cola de Fibrina

Notícia publicada em: 30.07.2015

O médico hematologista e ex-presidente da Fundação Hemope, Divaldo Sampaio, é o novo chefe de Serviço da Produção de Cola de Fibrina. Ele assumiu a função no lugar do empregado público Frederico Monteiro. Sampaio, que presidiu o Hemope por oito anos, também irá atuar como articulador da Hemobrás junto à Hemorrede.

Currículo – Graduado em Medicina(1976) e Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia(1978), pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Genética e Biologia Molecular(1983), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Medicina – Hematologia (2001), pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente também é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (1993). Ex-bolsista do Governo Francês, quando realizou extensão universitária em Gestion des services de transfusion sanguine no Centre Régional de Transfusion Sanguine de Lille, CRTS/LILLE, França (1989).

 




Hemobrás exporta novo lote de plasma

Notícia publicada em: 30.07.2015

A Empresa Brasileira de Hemoderivado e Biotecnologia (Hemobrás) realizou hoje (27/5) mais uma exportação de bolsas de plasma para o Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB), nosso parceiro na transferência de tecnologia dos hemoderivados. Todo o material enviado será fracionado em seis tipos diferentes de medicamentos: albumina, imunoglobulina e fator VIII, fator IX.

Ao todo, foram exportadas 33,6 mil bolsas em 20 páletes. “Tudo saio como planejado. As equipes de todas as áreas envolvidas estão de parabéns, a começar pelo pessoal da triagem que montou bravamente os páletes”, afirmou a Chefe de Serviço de Gestão Interna do Plasma Interina, Eleonora Pires