1

Semana Nacional de Combate ao Aedes começou domingo (25/11)

Notícia publicada em: 26.11.2018

Começou neste domingo (25/11) a Semana Nacional de Combate ao Aedes nos estados e municípios A partir desta data até o dia 30 a população de todo o país está convocada para unir esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. No total, 210 mil unidades públicas e privadas de todo o país estão sendo mobilizadas, sendo 146 mil escolas da rede básica, 11 mil Centros de Assistência Social e 53 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).  A semana fecha com o dia D (30/11) de combate ao Aedes, com a realização de mutirões de limpeza em todos os espaços, incluindo os órgãos públicos.

A Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) do Ministério da Saúde orientou estados e municípios a realizarem atividades para instruir as comunidades sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito. Entre as atividades planejadas para a semana estão visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, teatros e gincanas.

A mobilização pretende mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

Dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre janeiro a novembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de dengue, Zika ou chikungunya. Por isso, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão. (link para matéria completa)

 




Ministério da Saúde reforça campanha para incentivar doação de sangue

Notícia publicada em: 26.11.2018

Ampliar a doação de sangue no país, sensibilizando novos doadores. Esse é o objetivo da campanha nacional ‘Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você’, do Ministério da Saúde, que é intensificada no Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste domingo (25/11). No Brasil, cerca de 1,6% da população doa sangue – 16 a cada mil habitantes. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar o número de doadores.

Na semana do dia 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para ampliar o número de doadores.  A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

No Brasil, dados revelam que a doação é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens.

O investimento do governo federal para fortalecer a hemorrede é crescente ano a ano. Em 2018, foram destinados R$ 1,3 bilhão na rede de sangue e hemoderivados. Os recursos são destinados a estruturação da rede nacional para a modernização das unidades, qualificação dos profissionais e processos de produção da Hemorrede, além do fornecimento de medicamentos de alto custo a pacientes para atenção aos pacientes portadores de doenças hematológicas. (link para a matéria completa)

 




Parque Fabril recebe visita de acadêmicos de Biomedicina e Farmácia

Notícia publicada em: 14.11.2018

A Hemobrás recebeu, nesta segunda-feira (12.11), a visita de estudantes do curso de Biomedicina da Unifacisa da cidade de Campina Grande/ PB. Sob a orientação da professora Marisa Agra e da coordenadora do Núcleo de Prática Profissional, Karina Dias, os alunos conheceram  um pouco mais sobre o processo de produção industrial de medicamentos hemoderivados e biotecnológicos.

Conforme o roteiro, o grupo visitou os blocos de Triagem de Plasma (B01), Controle de Qualidade (B06), além de acompanhar a apresentação do especialista em Plasma e Hemoderivados da Hemobrás, Frederico Monteiro, sobre todo o projeto fabril da empresa.

“A experiência foi ímpar pelo fato de oportunizar aos alunos a vivência do conhecimento da teoria na prática”, pontuou a Coordenadora Karina.

Na terça-feira (13.11), a Hemobrás também recebeu a visita dos estudantes do curso de Farmácia, da Faculdade Santíssima Trindade – FAST, de Nazaré da Mata/PE. O grupo de universitários/as estavam na companhia da coordenadora do curso, professora Girliane Regina da Silva. Segundo ela, a ideia da visita é motivar os alunos para atuarem nessa área tão específica que é a produção de hemoderivados. “A FAST agradece a oportunidade de conhecer mais essa área de atuação do farmacêutico”, finaliza.

Visitação

O programa de visitação da Hemobrás recebe desde o ano de 2015, a comunidade acadêmica em interface com as áreas de atuação da empresa e da unidade fabril. A visitação é coordenada pela Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos.

Conheça aqui o passo a passo de como proceder para solicitar uma visita em grupo à nossa fábrica.

 




Hemobrás realiza Semana da Ética

Notícia publicada em: 09.11.2018

Não Aceito, Não Calo, Denuncio Assédio. Com esse slogan a Hemobrás realizou a Semana da Ética 2018. Na abertura do evento, o presidente  Oswaldo Castilho elogiou o trabalho desenvolvido na empresa pela Comissão de Ética, destacando o seu papel de zelar e orientar a conduta no relacionamento interpessoal e no resguardo do patrimônio público.

Segundo a professora Karina Vasconcelos, da Universidade Católica de Pernambuco e Diretora do Centro de Mediação Humanista, o assédio moral causa sérios danos à saúde física e mental do trabalhador, além de prejudicá-lo no seu desempenho profissional, social e familiar. “O trabalhador que sofre assédio moral deve procurar a Justiça do Trabalho para assegurar os seus direitos e indenização”, orienta a professora. Ela falou sobre o tema “A Mediação Humanista como Caminho para o Desenvolvimento das Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”.

O evento encerrou na sexta-feira (9.11) com  Roda de Debate com o advogado Rodrigo Marques e as psicólogas Marcela Melo e Renata Macena.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

 




Novo horário de expediente em Brasília

Novo horário de expediente em Brasília

Notícia divulgada em: 05.11.2018

O expediente na sede de Brasília, a partir desta segunda-feira (5.11), iniciará e terminará uma hora mais cedo em relação as demais unidades da empresa por conta do horário de verão. Nas outras unidades, o expediente não sofrerá alteração, já que Pernambuco não faz parte dos estados que adotam o novo horário em vigor nas demais regiões.

O horário de verão teve início domingo (05.11) nas regiões Sudeste, Sul e Centro –Oeste. Em 10 estados e no Distrito Federal os relógios foram adiantados em uma hora.

O horário de verão termina em 16 de fevereiro de 2019.