1

Informe sobre o funcionamento ao público externo

Informe sobre o funcionamento ao público externo

Notícia publicada em: 20.04.2020

Tendo em vista a necessidade de continuidade das medidas preventivas adotadas pela Hemobrás, a fim de evitar a propagação da contaminação com o novo coronavírus (Covid-19) durante a pandemia, a Gerência de Administração da Hemobrás informa que o atendimento do Setor de Protocolo ao público externo continua suspenso até o dia 30.04, nas unidades: Escritório operacional (Recife-PE), fábrica (Goiana-PE) e na Sede (Brasília-DF).

Neste cenário, ressaltamos que as notas fiscais e outros documentos externos direcionados à Hemobrás deverão ser encaminhados única e exclusivamente ao e-mail protocolo_recife@hemobras.gov.br. Existe ainda a possibilidade de solicitar o agendamento para atendimento presencial no Escritório Operacional (Recife-PE), por meio do referido e-mail, relatando a situação para que seja agendado dia e horário para a entrega da correspondência.

O atendimento à população continua acontecendo com ajustes. Temporariamente, serão realizados apenas atendimentos virtuais do SIC/Ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoria@hemobras.gov.br.

Quanto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o atendimento será realizado prioritariamente pelo e-mail sac@hemobras.gov.br. Caso necessário, ligações poderão ser feitas para o telefone (81) 9 8871-1076, respeitando o horário comercial de atendimento (8h às 17h).  




Saúde e qualidade de vida: entregas motivadas por fatores

Saúde e qualidade de vida: entregas motivadas por fatores

Notícia publicada em: 17.04.2020

Ao longo dos últimos anos, vários rostos e depoimentos fizeram parte de nossas campanhas. Eram pessoas diferentes, com idades e estilos de vida diferentes, mas ligados por algo em comum: um fator.

As trajetórias de vidas destas pessoas já foram contadas pela Hemobrás em outras ocasiões porque, assim como eles, nossa empresa também está ligada por fatores. Estamos aqui satisfatoriamente para levar a estes personagens o fator VIII que lhes falta. Nesta semana do Dia Mundial da Hemofilia, lembramos que é por histórias de transformação de vida como a que você verá que a Hemobrás existe.

Hemofilia é uma doença hemorrágica genética causada pela deficiência da atividade dos fatores de coagulação sanguínea VIII ou IX. Apesar de se manifestar prioritariamente em homens, mulheres também podem ser portadoras do gene desta coagulopatia, que se apresenta de duas formas diferentes, podendo ser tipo A ou B. A hemofilia A é mais frequente e significa a falta total ou parcial do fator VIII.

No mundo, estima-se que 1 em cada 10 mil indivíduos seja afetado. No caso da hemofilia B, o déficit é de fator IX. Considerada mais rara, sua estimativa de incidência chega de 1 indivíduo em cada 50 mil. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 13 mil pessoas vivem com a doença.

Apesar de não ter cura e poder apresentar sintomas preocupantes, pessoas hemofílicas conseguem, graças ao uso de medicamentos como o Hemo-8r, de responsabilidade dada Hemobrás, ter uma vida sem limitações.

Hemobrás distribuindo qualidade de vida. Assista o vídeo.

https://www.youtube.com/embed/2T0R9PQXZ30




Fornecimento de medicamento Hemo-8r é garantido durante pandemia de Covid-19

Fornecimento de medicamento Hemo-8r é garantido durante pandemia de Covid-19

Notícia publicada em: 09.04.2020

Ao longo dos últimos dias, equipes da Hemobrás têm realizado expedições do Hemo-8r© (Fator VIII recombinante) ¹ a partir de sua unidade fabril em Goiana-PE. Com os Protocolos de Resposta à Emergência e de Continuidade de Negócio adotados pela Hemobrás devido à pandemia do Covid-19 que se instalou no país, estão em processo de preparação e expedição mais de 102 mil frascos do medicamento para os Serviços de Saúde em todo o Brasil, conforme pauta mensal definida pelo Ministério da Saúde em contrato com a Hemobrás.  

Para garantir que não falte nenhum medicamento para as pessoas com hemofilia nas cinco regiões do País, o Ministério da Saúde adiantou a entrega da pauta de abril, decisão que possibilitou à Hemobrás distribuir antecipadamente o recombinante, nas apresentações de 250 UI (24 mil frascos), 500 UI (48 mil frascos) e 1000 UI (30 mil frascos), que abastecerão hemocentros e Serviços de Saúde. Isso representa a distribuição de 120 milhões de UI de Fator VIII recombinante entre os meses de março e abril de 2020. Todos os Estados da Federação foram contemplados com o medicamento neste período.

As expedições são realizadas por modal aéreo em caixas térmicas qualificadas e por modal rodoviário em caminhões qualificados. A segurança é um dos principais pontos em todo o processo, desde as etapas realizadas dentro da fábrica, que demandam o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como roupas térmicas e balaclavas, por exemplo, até os procedimentos externos, de forma a garantir a segurança das pessoas envolvidas e as condições de temperatura preconizadas para o produto, assim como o atendimento às legislações sanitárias.

Dia Mundial da Hemofilia       

No Brasil, as pessoas com hemofilia têm direito à profilaxia, que permite qualidade de vida aos portadores desta coagulopatia. Fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento profilático é preventivo e garante a reposição da proteína escassa, evitando perda desmedida de sangue e diminuindo as restrições na vida do paciente. O tratamento é para toda a vida e se dá com a reposição deste fator deficitário.

No próximo dia 17, serão realizadas ações em atenção ao Dia Mundial da Hemofilia em diversos países. O intuito é ressaltar a importância da identificação da coagulopatia e o compartilhamento de informações que desmistifiquem a doença e as formas de tratamento. Reconhecendo esta necessidade, a Hemobrás também terá ações dedicadas à data. Fique atento às nossas redes sociais e aguarde a divulgação.

¹O medicamento é utilizado no tratamento profilático para pessoas com hemofilia A.

Enquanto trabalham para levar qualidade de vida a tantos brasileiros, as equipes da Hemobrás fazem um apelo durante este período: proteja-se e, se possível, fique em casa!