1

Hemobrás lança edital de pré-qualificação de fornecedores

Notícia publicada em: 31.07.2020

A Hemobrás lança, na próxima semana, mais um edital de pré-qualificação de fornecedores de embalagem. Neste processo, a estatal busca selecionar e aprovar empresas de materiais de embalagem em conformidade com as exigências sanitárias e demais legislações, criando uma lista que servirá de base para aquisições em processos licitatórios futuros.
 

As empresas que forem consideradas aptas nesta etapa poderão fornecer os insumos que serão adquiridos para os testes do maquinário da linha de embalagem da fábrica e para processo de embalagem secundária do medicamento Hemo-8r na fábrica da estatal, em Goiana (PE). Estes materiais são cartuchos, bula, rótulos para frascos, caixas e lacres.
 

Os interessados deverão fazer o download dos formulários, disponibilizados na aba Pré-qualificação de Fornecedores, no site da empresa, preencher e enviar juntamente com outros documentos técnicos, listados no edital. A partir daí, a equipe da Gerência de Garantia de Qualidade da Hemobrás, com apoio das áreas técnicas envolvidas e a Gerência de Licitações e Contrato, avaliarão os inscritos e, em seguida, será divulgado o resultado. Uma vez finalizada esta etapa, os fornecedores que lograrem êxito estarão aptos a participar do processo licitatório que se dará em seguida.

O processo

Além do cumprimento de disposições regulamentares, a pré-qualificação tem a vantagem de assegurar a participação em processos licitatórios de empresas que já foram anteriormente avaliadas, e tiveram a qualidade de seus produtos e serviços aprovados pela Hemobrás, reduzindo o risco de aquisição de produtos de má qualidade. Ainda há a vantagem de contar com tempo reduzido no processo de contratação, uma vez que os fornecedores já estão aptos e ganhará aquele que ofertar o menor preço, reduzindo ainda os riscos de impugnações e atrasos.
 

É valido frisar que estas empresas terão suas entregas acompanhadas pela Hemobrás para que qualidade avaliada no início continue sendo mantida ao longo do tempo.

 




Modal marítimo otimiza recebimento de medicamentos da Hemobrás, no Porto de Suape

Modal marítimo otimiza recebimento de medicamentos da Hemobrás, no Porto de Suape

Notícia publicada em: 03.07.2020

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo logístico da empresa, a Hemobrás realizou, durante alguns meses, testes para qualificação da rota pelo modal marítimo de transporte para o medicamento Hemo-8r. Nesta quinta-feira (02.07), no Porto de Suape (PE), a Hemobrás recebeu, pela primeira vez, por meio de parceria de transferência tecnológica, a carga de medicamentos expedida da Bélgica para a Espanha, de onde seguiu para o Brasil por via marítima. Estão previstos, por mês, a chegada de 102 mil frascos, o que equivale a 60 milhões de UI de medicamento.

O projeto compreendeu a importação de quatro corridas teste para a qualificação da rota marítima do medicamento, que foi transportado dentro da faixa de 2°C a 8°C, com o intuito atender aos padrões de qualidade necessários. Os embarques de qualificação de rota seguiram protocolos previamente elaborados que utilizaram parâmetros como, por exemplo, alteração entre capacidade mínima e máxima do contêiner. A próxima carga deve chegar ao final de julho. O valor dos próximos recebimentos está estimado em R$ 91.898.331,20.

O transporte marítimo é um modal muito utilizado pelas empresas no deslocamento de cargas. As vantagens são desde a capacidade de transporte de grande volume de carga, como também a possibilidade de obtenção de menores custos de frete internacional. Além disso, ao utilizar este tipo de modal de transporte, a Hemobrás ainda contribui para a movimentação do Porto de Suape.

O processo de acompanhamento e controle da carga é semelhante ao realizado na importação pelo modal aéreo, em voo charter. Após a atracação da embarcação no porto, o contêiner refrigerado é descarregado do navio e direcionado ao pátio de armazenagem, onde é conectado à energia elétrica para manutenção da temperatura de refrigeração apropriada ao Hemo-8r. Posteriormente, o contêiner é removido para um Porto Seco, onde aguarda o processo de deferimento pela ANVISA e desembaraço aduaneiro pela Receita Federal e Estadual. Em etapa seguinte, a carga de medicamentos é deslocada para a fábrica da Hemobrás (Goiana-PE), onde será armazenada no Bloco B05.

Com isso, a Hemobrás garante a distribuição dos medicamentos recombinantes (Hemo-8r) aos hemocentros do país, para que ocorra a dispensação aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).