1

Plataforma Fala.BR passa a reunir funcionalidades do e-SIC

Plataforma Fala.BR passa a reunir funcionalidades do e-SIC

Notícia publicada em: 31.08.2020

Solicitações de informações públicas e manifestações de ouvidoria agora poderão ser feitas em um único sistema. A partir desta segunda-feira (31), conforme anúncio da Controladoria-Geral da União, o Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) será integrado à plataforma Fala.BR, que reúne os sistemas de Acesso à Informação e Ouvidoria do Governo.

A mudança, no entanto, não traz mudanças para as regras, prazos e normas relativas à Lei de Acesso à Informação (LAI). Com sete tipos de manifestação (Acesso à Informação, Denúncia, Elogio, Reclamação, Simplifique, Solicitação e Sugestão), o canal reúne ainda funcionalidades do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv), assim como os procedimentos para tratamento dos pedidos de simplificação.

Como empresa pública compromissada com a transparência e ciente de seu dever para com a sociedade, a Hemobrás reforça sua contribuição com o sistema acolhendo e respondendo as demandas enviadas pela sociedade a respeito de informações públicas sobre seu funcionamento e gerenciamento.

 Clique aqui para conferir a plataforma Fala.BR.




Ministério da Saúde, MPF e MP/TCU realizam visita técnica na Hemobrás

Notícia publicada em: 12.08.2020

Na última sexta-feira (07.08), a fábrica da Hemobrás, localizada em Goiana-PE, recebeu a primeira visita técnica dos representantes do Ministério da Saúde (MS). Estiveram na estatal para além de conhecer in loco os blocos fabris e seus processos, reafirmar o apoio aos projetos das fábricas para produção de medicamentos hemoderivados e de recombinantes. Reunidos com os representantes do Ministério Público Federal, do MP junto ao Tribunal de Contas da União, da Receita Federal, da Advocacia-Geral da União, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação dos Voluntários, Pesquisadores e Portadores de Coagulopatias (AJUDE-C) puderam discutir proposições e alinhar tomadas de decisões com base nas apresentações realizadas por grupo multidisciplinar de técnicos especialistas da Hemobrás, sobre Transferências de Tecnologias (TT) e obras civis da fábrica.

Sob o comando de Luiz Otávio Franco Duarte, secretário de Atenção Especializada à Saúde e de Oswaldo Castilho, presidente e Diretor de Desenvolvimento Industrial da Hemobrás, os visitantes cumpriram uma programação extensiva. Na sequência, percorreram todas as instalações, verificaram blocos em plena operação como B01 (recepção, armazenagem e triagem do Plasma) e  B05 (armazenagem e expedição de produtos), observaram equipamentos industriais já instalados em B02 (fracionamento do Plasma/utilidades Farmacêuticas), conheceram B06 (laboratório de controle de qualidade) e B03/B04 (envase, liofilização e embalagem final), presenciaram o andamento das obras civis e sua movimentação operária para a conclusão da fábrica.

Durante a visita, o secretário Luiz Otávio Franco Duarte se mostrou confiante com os avanços da estatal. “Nós não tínhamos uma visão real da potência que é a empresa, da infraestrutura instalada e da motivação, inclusive, dos profissionais que estão na Hemobrás para que ela, que hoje está com sua a construção da fábrica em 76%, possa alcançar em pouco tempo 100% de sua cadeia produtiva”, pontua o secretário. Em seguida ressalta “o sangue brasileiro pulsa a soberania nacional. A Hemobrás para o Estado Brasileiro é de suma importância para que a gente possa ocupar um espaço no mundo em relação à Política do Sangue, não só dando assistência total aos dependentes dos hemoderivados e dependentes de toda a corrente do sangue, mas também projetando o país ao mundo.”

Também esteve presente o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do MS, Rodolfo Duarte Firmino, que afirmou ser uma data histórica o dia da visita. Para ele, o encontro sela a reaproximação dos planos do MS e projetos da Hemobrás. “Estamos visando fortificar ambas as instituições no Brasil para que o resultado seja obtido. E qual é esse resultado? Garantir a saúde da população brasileira. Estamos aqui para fazer valer os impostos pagos, que precisam retornar para o brasileiro em forma de qualidade, de saúde e de benefícios para sua vida”. O coordenador esclarece ainda que “a gente sabe que muitos doentes ou pessoas que têm algumas patologias crônicas específicas ou não, necessitam dos produtos que a gente pretende produzir no Brasil, que nós não tenhamos mais uma dependência do cenário do mercado externo. Para isso, o MS veio conhecer a fábrica, para tentar em conjunto com a Hemobrás impulsionar essa tecnologia aqui dentro do nosso país.”

A Estatal dá mais um passo em direção ao cumprimento de sua missão institucional e a visita técnica contribuiu para aproximação das instituições envolvidas. Marinus Eduardo de Vries Marsico, procurador do MPF, afirma que a visita caracteriza a solução e a consolidação da indústria farmacêutica Hemobrás. “finalmente, nós temos agora, todos os atores atuando no mesmo sentido, cada um dentro de suas competências, MP, o MP/TCU e o Poder Executivo totalmente integrado e trabalhando de maneira uniforme e coordenada para o projeto e em breve teremos o pleno funcionamento da fábrica de hemoderivados no Brasil.

A visita contou com a participação social de Romulo Marques, presidente da Associação dos Voluntários, Pesquisadores e Portadores de Coagulopatias – AJUDE-C, que teve espaço concedido para falar ao grupo. “Para nós, trata-se de tema de extrema relevância, pois na condição de pai de hemofílico e presidente de Associação representativa de pacientes (Ajude-C), os destinos da Hemobrás, suas funcionalidades e contratos, impactam diretamente no tratamento das hemofilias, das coagulopatias e de outras deficiências do sangue e hemoderivados dos usuários do SUS.” Afirmou Romulo.

 




Senac-DF e Hemobrás debatem sobre fabricação de hemoderivados no Brasil em palestra virtual

Senac-DF e Hemobrás debatem sobre fabricação de hemoderivados no Brasil em palestra virtual

Notícia publicada em: 14.08.2020

O curso técnico em hemoterapia do Senac-DF e a Hemobrás transmitiram às 15h da última quinta-feira (13.08) uma palestra com o tema “Processo de fabricação de Hemoderivados e atuação do Técnico em Hemoterapia na área industrial”. Ainda em meio à pandemia, o encontro aconteceu pela plataforma online Zoom durante duas horas. O Senac foi representado pela professora Paula Jerônimo, que ministra a unidade curricular Auxiliar a fabricação de produtos de hemoterapia industrial. Já a Hemobrás foi representada pelo farmacêutico especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Frederico Batista Monteiro.

Durante a aula o farmacêutico explicou o papel que a Hemobrás possui na fabricação de medicamentos hemoderivados, passando pela coleta do plasma em todos os hemocentros qualificados do país e o seu armazenamento na Fábrica em Goiana-PE, que se encontra com 78% das obras civis concluídas.

Além disso, Frederico também mostrou aos alunos a reformulação que a fábrica trará para a saúde pública brasileira, economizando recursos de exportação e importação, além de fortalecer bastante a Hemorrede do país, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestra contou com a presença de 45 estudantes e outros dois professores participantes. A oportunidade de contar com o trabalho em parceria das duas instituições para debater um assunto tão estratégico para o país foi visto pelos alunos e professoras como um momento único para mais aprendizado, conforme garante a professora Paula. “Recebi um atendimento incrível, com profissionais compromissados e altamente capacitados na minha solicitação. Pedi uma palestra sobre Processo de fabricação de Hemoderivados e atuação do Técnico em Hemoterapia na área industrial e tivemos uma verdadeira aula sobre o assunto”.

A palestra foi um sucesso e deixou todos os que compareceram satisfeitos, abrindo portas para novos encontros no futuro. ”Foi muito enriquecedor, pois agregou de uma forma tão especial o papel do técnico em hemoterapia na indústria de hemoderivados. Trazendo aos nossos futuros profissionais o despertar de um amplo mercado de trabalho”, disse Laércia Axhcar, uma das instrutoras do curso técnico.




Hemobrás retoma gestão do plasma excedente do uso hemoterápico

Notícia publicada em: 07.08.2020

Foi publicada na edição de 09.07 do Diário Oficial da União (DOU) a retomada da gestão do plasma excedente, produzido pelos serviços da Rede Nacional de Serviço de Hemoterapia, por parte da Hemobrás. O documento foi assinado pelo ministro de Estado da Saúde interino, Eduardo Pazzuelo.
 

A portaria nº 1.710, de 8 de julho de 2020, altera a Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que dispõe sobre o fornecimento do plasma excedente do uso hemoterápico, para a produção de medicamentos hemoderivados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Já em vigor, o documento demanda à Hemobrás os seguintes pontos:
 

I – planejar e operacionalizar, junto aos serviços de hemoterapia fornecedores de plasma, o recolhimento do plasma excedente do uso hemoterápico, conforme a sua capacidade de absorção de matéria prima e de produção de medicamentos;

II – informar ao Ministério da Saúde, no primeiro semestre do ano imediatamente anterior, a previsão de disponibilidade de medicamentos hemoderivados a serem produzidos;

III – informar aos órgãos de vigilância sanitária, a cada partida de produção:

a) a origem e quantidade de matéria-prima, a qual deverá ser obrigatoriamente testada; e

b) a expedição de produtos acabados ou semiacabados, conforme nos termos do art. 21 da Lei nº 10.205, de 2001; e

IV – apresentar ao Ministério da Saúde, até o dia 10 de janeiro de cada ano, relatório detalhado, no qual deve constar, discriminado por serviço de hemoterapia de origem do plasma:

a) o quantitativo de plasma recolhido no ano anterior; e

b) os prazos de validade do plasma estocado.
 

Vale ressaltar, ainda, que durante o período que esteve com a gestão do plasma, foram entregues ao Sistema Único de Saúde (SUS) por parte da Hemobrás, entre 2013 e 2017, 827.212 frascos de medicamentos hemoderivados produzidos por meio de parceria tecnológica. Além de ter implementado uma mudança significativa, substituindo a imunoglobulina liofilizada para imunoglobulina líquida, permitindo assim oferecer um medicamento mais estável e seguro para o paciente.
 

Esta retomada é um marco na história da estatal, que mais uma vez, reafirma seu compromisso com a saúde pública e empenha seus esforços para cumprir plenamente sua missão de pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para atender prioritariamente aos pacientes do SUS.

 




Hemobrás disponibiliza edital de pré-qualificação de fornecedores de embalagens

Notícia publicada em: 05.08.2020

Empresas de materiais de embalagem já podem se inscrever no primeiro edital de 2020 da Hemobrás para pré-qualificação de fornecedores. O edital e os formulários necessários para a participação do processo estão disponíveis na aba Pré-qualificação de fornecedores, no site da estatal. O aviso de chamamento público foi publicado no Diário Oficial da União nessa terça-feira (04/08). 
 

Os interessados deverão fazer o download dos formulários, preenchê-los e enviá-los juntamente com os documentos técnicos listados no edital para o e-mail quali.fornecedores@hemobras.gov.br até o dia 11/09/2020. É importante que as empresas estejam atentas à documentação necessária e aos requisitos listados no edital. 
 

Após o envio, equipes da Hemobrás avaliarão os inscritos, divulgando o resultado em seguida. Uma vez finalizada esta etapa, os fornecedores que lograrem êxito estarão aptos a participar do processo licitatório que se dará em seguida, ainda sem data definida.

 




Hemobrás destaca missão institucional no Dia Nacional da Saúde

Notícia publicada em: 05.08.2020

Nesta quarta-feira (05/08) é comemorado o Dia Nacional da Saúde, data de suma importância para a Hemobrás, estatal vinculada ao Ministério da Saúde, criada com o intuito de reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos.

Neste período de combate à pandemia, a Hemobrás aproveita a data para reforçar a necessidade de serem mantidas medidas preventivas e cuidados pessoais para salvaguardar a saúde de todos. O uso de máscaras, a lavagem constante das mãos e o distanciamento social continuam sendo fortes aliados no combate à disseminação do novo coronavírus.

Vale ainda destacar que, ciente de sua missão de pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para atender prioritariamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a empresa reafirma seu compromisso com a saúde pública e convida todos a refletirem sobre o importantíssimo papel deste setor e sobre como sua estruturação, incentivo e valorização possuem relação direta com o de bem-estar da sociedade.

O dia 05/08 faz homenagem ao médico e cientista Oswaldo Cruz, por seu empenho e contribuição para com a saúde pública, sanitária e especialmente no combate a doenças transmissíveis.