1

Hemobrás realiza seleção de fracionador de plasma

Notícia publicada em: 22.09.2020

A Hemobrás, tendo em vista a Portaria nº 1.710, de 08 de julho de 2020, por meio da qual o Ministério da Saúde ratificou a competência legal desta estatal para gestão de todo o plasma brasileiro excedente de uso transfusional, deu início ao processo de seleção de proposta para prestação de serviço de Fracionamento de Plasma. O edital para esta licitação foi publicado na edição desta terça-feira (22/09/2020) do Diário Oficinal da União (DOU).

A licitação é voltada à produção dos hemoderivados, sendo solução de Albumina Humana a 20%; concentrado de Imunoglobulina Humana Normal 5% endovenosa; concentrado de Fator VIII da Coagulação 500 UI; e concentrado de Fator IX da Coagulação 500 UI. Vale ressaltar a exigência de prévio registro dos medicamentos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas apresentações definidas na contratação. As propostas devem ser enviadas até 22 de outubro deste ano. 

Em paralelo a este processo, a estatal reforça que segue avançando nas obras para conclusão da sua fábrica e na complexa incorporação das tecnologias para produção de medicamentos hemoderivados e biotecnológicos.

Dúvidas sobre a presente seleção podem ser enviadas para o e-mail hemoderivados@hemobras.gov.br, sendo prontamente respondidas pela equipe técnica responsável pelo acompanhamento deste processo. O edital de licitação está disponível na página da Transparência do site da Hemobrás.

 




30 anos do SUS: garantia de saúde gratuita e de qualidade para todos os brasileiros

Notícia publicada em: 18.09.2020

Foi partindo da premissa de que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado que, em 1988, por meio da Constituição Federal, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). Um programa universal e gratuito, que atende em todo o território nacional, nas mais diversas instâncias da saúde pública, sem qualquer distinção de raça, gênero, idade ou classe social. 

Neste 19 de setembro são completos 30 anos da sanção da Lei 8.080/1990, que instituiu, de fato, o SUS. Os serviços ofertados pelo sistema são dos mais variados e englobam a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. É nesta última, quando falamos de área farmacêutica, que a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) passa a caminhar lado a lado com esta grande rede que é o SUS.

Seguindo as legislações que versavam sobre a destinação do plasma excedente de doações e percebendo a oportunidade de reduzir custos na oferta de tratamentos, bem como o fortalecimento da soberania nacional no setor de medicamentos advindos do sangue, surgiu a Hemobrás, empresa vinculada ao Ministério da Saúde, que tem como missão pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para atender prioritariamente aos pacientes do SUS.

Nesta data, a Hemobrás reitera seu compromisso com os brasileiros e com a fortificação do SUS, enquanto segue entregando qualidade de vida por meio dos medicamentos que distribui. O trabalho tanto da empresa quanto do sistema é de suma importância e muda a vida de pessoas como Igor Nascimento, de 11 anos, portador de hemofilia tipo A grave. Para a mãe dele, ter o tratamento disponível é um alívio. “Por ser gratuito, dá acesso não só a ele como a todos os hemofílicos. Nós temos remédios de qualidade, disponíveis todos os meses. Meu filho faz profilaxia há 10 anos e nunca nos faltou medicamento”, comenta Adriana Nascimento. 

Histórias como esta incentivam ainda mais o trabalho de todas as equipes que fazem a Hemobrás e trabalham, também, pela saúde pública.  Nosso orgulho é levar até você medicamentos que se traduzem em qualidade de vida. 
 

Confira no vídeo parte do processo de distribuição de medicamentos. Da Hemobrás para o SUS, do SUS para você. 

https://youtu.be/uazxGPLZ698

 




Cerimônia em Brasília efetiva Pazuello no cargo de ministro da Saúde

Notícia publicada em: 17.09.2020

Eduardo Pazuello foi efetivado no cargo de Ministro da Saúde nesta quarta-feira (16.09) pelo presidente Jair Bolsonaro. A Cerimônia de posse aconteceu às 17h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto e contou com a presença de algumas autoridades, entre as quais o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), e os ministros Braga Netto (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Fábio Faria (Comunicações), Milton Ribeiro (Educação) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Estava à frente do Ministério da Saúde como interino desde o dia 3 de junho. Antes disso, era secretário-executivo, com a missão de coordenar a transição entre as gestões dos ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, que deixou o cargo. Com grande responsabilidade e enormes desafios no país, devido a pandemia do coronavírus, em julho, o Ministério da Saúde repassou 13,8 bilhões de reais aos estados para o combate à Covid-19, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seu discurso durante a cerimônia de transmissão de cargo, Pazuello afirmou “A responsabilidade era enorme e tivemos a total liberdade de implementar as medidas necessárias. Juntos, combatemos dia a dia não só a Covid-19, mas as demais doenças que afligem o nosso povo, utilizando para isso a melhor ferramenta que poderíamos ter, o SUS”.

Nascido em 1953 no Rio de Janeiro, se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), como Oficial de Intendência. Foi comandante da Base de Apoio Logístico do Exército e coordenador logístico das Tropas do Exército Brasileiro nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro. General-de divisão do Exército agraciado com várias condecorações pelos serviços prestados.

 




Hemobrás sedia reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

Hemobrás sedia reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

Notícia publicada em: 14.09.2020

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) sediou a 139ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. Realizado nessa última sexta-feira (11.09), em formato virtual, o evento contou com a participação das 23 empresas estatais que compõem o Fórum. 

As reuniões com as Comissões de Éticas das Estatais participantes ocorrem mensalmente de forma presencial, porém com o impacto da pandemia de Covid-19, adotou-se a plataforma virtual. O objetivo principal dos encontros é desenvolver e disseminar conhecimento sobre Ética, promovendo o permanente debate de questões relacionadas à gestão da Ética, tais como conflito de interesses e assédio moral e compartilhando modelos e práticas adotadas nas empresas partícipes.

A abertura do evento foi feita pela Comissão de Ética (CE), que deu as boas-vindas aos participantes com a apresentação do vídeo institucional e, em seguida, passou a palavra ao presidente da Hemobrás, Oswaldo Castilho, que complementou sobre o comprometimento da Alta Direção com a Ética e sua aplicabilidade corporativa.

Na pauta da reunião, foi apresentada pela CE a Boa Prática “Mapeamento e Monitoramento das áreas de risco ético relacionado ao Assédio Moral na Hemobrás”, vencedora do V Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP), vinculada à Presidência da República.

O encontro foi marcado por trocas de experiências e elogios ao trabalho que a CE tem desenvolvido dentro da instituição.

“A Hemobrás tem compartilhado ideias e ações, desenvolvidas no âmbito da empresa, que contribuem para o ganho de escala de conhecimento em um processo de aprendizagem em rede. A reflexão sobre o tema, a colaboração, a troca de experiências e a interação propiciam que todas as empresas partícipes se inspirem, melhorem suas práticas, busquem soluções e figurem na vanguarda da gestão da ética”, pontuou Ivelyse Anne Catanhede, secretária-executiva do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais.  

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais conta com o apoio institucional da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal (CEP). As 23 empresas partícipes formalizaram Acordo de Cooperação Técnica e Financeira, regido pela Lei nº 8.666/93, pela Lei nº 13.303/2016 e pelo Decreto nº 2.745/98. No Acordo estão definidas as regras de funcionamento do Fórum e as atividades previstas para o próximo quinquênio, contado a partir da sua data de celebração.

A adesão da Hemobrás ao Fórum é considerada uma oportunidade ímpar para o fortalecimento da imagem da empresa no âmbito da Integridade, Governança e Ética no Serviço Público.




Profissionais Hemobrás proferem palestras em live

Profissionais Hemobrás proferem palestras em live

Notícia publicada em: 10.09.2020

A Hemobrás participou da I Maratona de Hematologia e Hemoterapia (MAHEM) promovida pelo Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS), em formato online, nos dias 04,05 e 06 deste mês.

No último sábado (06.09), o evento teve uma tarde com palestras dedicadas à temática da empresa. O encontro aconteceu por meio da plataforma StreamYard.

O gerente de Incorporação Tecnológica e Processos, Caueh Jovino, falou sobre os projetos de Transferência de Tecnologia para produção nacional de hemoderivados e biotecnológicos. Segundo ele, a live foi mais uma excelente oportunidade para levar à comunidade acadêmica, o trabalho e os benefícios trazidos pela nossa empresa, além de informar e debater sobre assuntos do universo da hemoterapia. Já a chefe do Serviço de Logística Interna do Plasma, Melissa Papaléo, explicou sobre a importância da excelência do Sistema de Hemoterapia do Brasil, com foco na produção de hemocomponentes e hemoderivados.




Hemobrás doa mais de uma tonelada de resíduos recicláveis

Hemobrás doa mais de uma tonelada de resíduos recicláveis

Notícia publicada em: 02.09.2020

Dando continuidade ao programa A3P, na última sexta-feira (28.08.2020) a Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da Hemobrás fez uma nova doação de mais de uma tonelada e meia de resíduos recicláveis para a Cooperativa COOCENCIPE, vencedora do edital nº001/2018.

Esta ação está ligada a um dos seis eixos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa aderido pela Hemobrás, cuja finalidade é implementar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da instituição. 

Dentre os resíduos doados, estão vidro, metal, plástico, mantas, eletroeletrônicos, papel e papelão. Todo material foi segregado no Bloco 13 da fábrica e destinado para reciclagem, gerando renda e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

A Coleta Seletiva Solidária é uma estratégia que busca a construção de uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e ações da A3P.