1

Cooperativa de catadores de materiais recicláveis é habilitada

Notícia publicada em: 25.01.2021

A Hemobrás, por meio da Comissão para Coleta Coletiva Solidária, designada pela Portaria 125/2018-PR, de 19 de novembro de 2018, lançou no início deste mês o Edital 0001/2021 de habilitação para associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a fim encontrar novos parceiros para efetuar a coleta dos resíduos descartados, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, nos termos do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, e demais normas pertinentes. O prazo para envio da documentação foi até 20.01.2021.

Após análise da documentação enviada pelas cooperativas, a Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) divulga que a COOCARES – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Erick Soares foi habilitada, conforme comprovação das exigências estabelecidas no edital.

Sendo assim, considera-se o prazo para interposição de recursos até a data limite de 26.01.2021 (terça-feira). Decorrido o prazo, caso não haja recurso, será considerado o resultado divulgado acima.

Veja aqui a lista de empresas participantes habilitada e inabilitada. 

 




Fábrica recebe visita de novos membros do Conselho Fiscal

Notícia publicada em: 22.01.2021

Nesta quinta-feira (21.01), a fábrica da Hemobrás recebeu a visita dos três membros titulares do Conselho Fiscal (CF). Antônio Elcio Franco Filho, George da Silva Divério e Flávia Giannetti reconduzida na função em 2020. Chegaram à fábrica por volta das 9h. Num primeiro momento os conselheiros participaram de uma reunião no Auditório Atapuz, localizado no Bloco 12.

Na reunião, foi realizada uma apresentação sobre a fábrica de medicamentos hemoderivados e implantação da fábrica de medicamentos recombinantes (Hemo-8r). O debate sobre os temas explanou a trajetória da Hemobrás e sua atuação na saúde brasileira. “Foi muito esclarecedor. Havíamos tido uma reunião quando assumimos o cargo no final do ano passado e tivemos condições de verificar o desenvolvimento e nossa preparação para podermos ter nossa independência em hemoderivados”, disse Elcio Franco.  

Após a reunião, visitaram in loco os blocos B01 (recepção, triagem e armazenagem de plasma), B02 (fracionamento do plasma), B03 (Envase Asséptico e Liofilização), B04 (embalagem final) e B05 (armazenagem e expedição de produtos) que foram apresentados por parte do corpo técnico da Hemobrás.

Dessa forma, os novos conselheiros fiscais puderam ver na prática os avanços nas obras do parque fabril. “Conhecer a fábrica confirmou tudo que foi dito na apresentação. As obras estão muito pujantes, com um andamento muito bom. Esperamos que o cronograma seja cumprido, e é uma das atribuições do Conselho Fiscal fazer cobranças para que não se percam os objetivos da empresa”, disse Divério.  

Participaram do evento, além dos três membros do CF, o presidente da Hemobrás Oswaldo Castilho; os diretores Antonio Edson Lucena e Marcos Arraes de Alencar; o chefe de gabinete Giovanni Albuquerque; o gerente de Administração Gustavo Cavalcanti; o gerente de Engenharia e Automação Berlinck Santos, a assessora de Comunicação Gerlane Magalhães e o gerente de Incorporação Tecnológica e Processos Caueh Jovino.

Carreiras

George Divério

Coronel da Reserva Remunerada, graduou-se em 1984 pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no curso de Ciências Militares, mesmo curso em que se tornou mestre no ano de 1993, pela Academia de Aperfeiçoamento de Oficiais. Em junho de 2020 foi nomeado como Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

Elcio Franco

Coronel da Reserva Remunerada, formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1986, mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), tendo também MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi nomeado como secretário-executivo do Ministério da Saúde pelo Presidente Jair Bolsonaro em junho de 2020.

 




Hemobrás seleciona parceiros para coleta de materiais recicláveis

Notícia publicada em: 14.01.2021

A Hemobrás, por meio da Comissão para Coleta Coletiva Solidária, designada pela Portaria 125/2018-PR, de 19 de novembro de 2018, comunica aos interessados que lança o procedimento de habilitação para associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a fim de efetuar a coleta dos resíduos descartados, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, nos termos do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, e demais normas pertinentes. O prazo vai até 20.01.2021. Para conferir o edital, basta clicar aqui.




04 de janeiro- Dia Nacional da pessoa com Hemofilia

04 de janeiro- Dia Nacional da pessoa com Hemofilia

Notícia publicada em: 04.01.2021

A Hemofilia é uma doença transmitida geneticamente e tem como característica a deficiência da atividade dos fatores de coagulação sanguínea VIII ou IX. Devido à falta desses fatores, as pessoas com hemofilia têm maior dificuldade para se recuperaram de ferimentos, que podem ocasionar sangramentos.

Apesar de ser mais comum em homens, mulheres também podem ser portadoras do gene desta patologia, que pode ser tipo A ou B, sendo o primeiro tipo mais comum. No entanto, as mulheres não desenvolvem as consequências da doença. Segundo o Ministério da Saúde, até o ano passado cerca de 13 mil pessoas viviam com a doença no Brasil.

Para garantir uma maior qualidade de vida para essas pessoas, a Hemobrás atende o Sistema Único de Saúde (SUS) com a produção de medicamentos em parceria com laboratórios do exterior e realiza a distribuição do Hemo-8r (tratamento profilático para o fator VIII de coagulação) em hemocentros especializados de todos os estados do Brasil, cumprindo a pauta definida pelo Ministério da Saúde.

Dessa maneira, medicamentos como o Fator VIII recombinante (Hemo-8r) são responsáveis por garantir que milhares de pacientes como o Igor consigam manter vidas saudáveis. Mesmo com Hemofilia A, o garoto consegue brincar e praticar esportes sem qualquer dificuldade.

História da data

O dia 04.01 foi escolhido como o Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia em homenagem ao cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil, teve o destino semelhante aos seus dois irmãos, que também eram hemofílicos. Falecido neste dia em 1988, por complicações relacionadas à AIDS.