1

Hemobrás tem novo fracionador de plasma – Octapharma

Notícia publicada em: 29.04.2021

Na quarta-feira (14.04), a Hemobrás assinou contrato com a empresa Octapharma para prestação de serviço de fracionamento do plasma brasileiro, com a produção de albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX. Além desses medicamentos, o contrato prevê a incorporação futura de imunoglobulina específica anti-sars-cov-2, produto ainda em desenvolvimento pela contratada.

Conforme chamamento público N° 03/2020 publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Hemobrás promoveu seleção para prestação de serviços de fracionamento de plasma. O processo de seleção conduzido foi iniciado após a publicação da Portaria nº 1.710/2020 do Ministério da Saúde. A normativa reestabeleceu o papel da Hemobrás para executar o fracionamento do plasma excedente de uso transfusional, permitindo a retomada das nossas atividades relacionadas à gestão do plasma humano brasileiro. Com a homologação do vencedor, o processo foi encerrado, definindo a Octapharma como empresa vencedora.

A Octapharma é a maior empresa fracionadora de plasma no mundo de propriedade privada e independente. No mercado desde 1983, é uma empresa suíça com produtos disponíveis em mais de 118 países. 

 




Palestra virtual é realizada para FCM/UPE

Notícia publicada em: 16.04.2021

Na manhã da última quarta-feira (14.04) a Hemobrás realizou uma palestra virtual para os alunos do curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE), turma ministrada pelo professor Fábio Cavalcanti. A apresentação foi feita pelo farmacêutico e analista industrial de hemoderivados e biotecnologia da Hemobrás, Hector Galdino.

A palestra foi realizada pela plataforma Google Meet e apresentou aos alunos a história da empresa, além de sua função social no combate à hemofilia, como também suas principais operações logísticas e informações acerca dos projetos de medicamentos hemoderivados e recombinantes.

Ao fim do encontro, o sentimento foi de esclarecimento. “É muito enriquecedor poder aprender de maneira aprofundada sobre uma empresa com processos tão importantes, mas não tão evidente à sociedade. Além da oportunidade de reconhecer mais um possível campo para a atuação do sanitarista”, disse a aluna Heloíse Gondim.

Para a professora Cristina Sette, a experiência aproximou os alunos com a Hemobrás. ”A atividade foi importante e enriquecedora para os alunos do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da FCM/UPE. Registro o reconhecimento pelo trabalho realizado e nosso agradecimento pela disponibilidade dos representantes da Hemobrás”.

 




Dia Mundial da Hemofilia – Qualidade de vida em tempos de pandemia

Notícia publicada em: 16.04.2021

Comemorado no dia 17 de abril, o Dia Mundial da Hemofilia foi instituído para disseminar o conhecimento sobre a hemofilia, bem como conscientizar a população, incluindo os profissionais e as instituições ligadas à saúde sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado ao paciente e melhorias que possam gerar qualidade de vida às pessoas com hemofilia.

A hemofilia é uma alteração genética e hereditária que impede a coagulação do sangue. Caracteriza-se pela ausência ou diminuição de um dos fatores de coagulação que auxilia no processo de estancamento do sangue. Os sintomas são sangramentos, principalmente dentro das articulações e dos músculos, mas também pode ocorrer externamente, por meio das mucosas, como o nariz e gengiva. Por esse motivo, as pessoas com hemofilia devem tomar a reposição intravenosa do concentrado do fator de coagulação deficiente. Existem dois tipos de hemofilia A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A enfermidade não tem cura, mas com o tratamento adequado, as pessoas afetadas pela doença podem manter um estilo de vida ativo e produtivo.

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com distúrbios hemorrágicos não têm maior risco de contrair Covid-19 ou desenvolver uma forma grave da doença. Porém, o uso da medicação não pode ser interrompido. Assim, nós da Hemobrás, desde o início da pandemia, temos concentrado esforços para manter os hemocentros e centros de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) do país, abastecidos. E, para 2021, seguimos com a meta de distribuição de pelo menos 760 milhões de UI de fator VIII recombinante, conhecido como Hemo-8r, essencial para o tratamento de prevenção da hemofilia A, trazendo alívio para as pessoas que precisam do medicamento, fazendo com que o paciente ganhe mais saúde e independência.

Diante da pandemia do coronavírus, reforçamos para todos e para as pessoas com hemofilia, os cuidados para evitar o contágio da Covid-19. Todos precisam estar atentos às medidas de higiene, lavagem frequente das mãos, etiqueta respiratória, limpeza e desinfecção ambiental, uso de máscaras, bem como a importância de manter distâncias físicas e evitar o contato com pessoas com febre ou sintomas respiratórios.

Promover o acesso humanizado aos medicamentos para quem precisa, de forma gratuita e digna é o que nos move a atingir a nossa melhor versão. Para que assim, nossos pacientes possam também ser o melhor que puder, se reinventar e se dar novas chances. Não temos tempo a perder, nem hoje, em momento de pandemia, nem depois. Qualidade de vida é para todos.

 




Hemobrás apresenta palestra à Unilab – CE

Hemobrás apresenta palestra à Unilab – CE

Notícia publicada em: 08.04.2021

No último dia 31 de março, a Hemobrás fez parte de uma atividade do corpo docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sediada no município de Redenção (Ceará). O Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia do Serviço de Produção Farmacêutica, Hector Galdino, realizou, a convite da docente Yara Santiago, uma apresentação aos alunos do curso de Farmácia da Instituição, intitulada: Profissional Farmacêutico na Indústria de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás.

A palestra integrou a programação da disciplina de Estágio em Cenários Práticos de Farmácia no Sistema Único de Saúde (SUS) I. A apresentação foi realizada na modalidade remota, e teve como abordagem a atuação do profissional farmacêutico na Indústria de Hemoderivados e Biotecnologia, com ênfase na área de Logística Farmacêutica (Importação, Armazenamento e Distribuição de Medicamentos Hemoderivados e Recombinantes). Além disso, a apresentação também esclareceu sobre o andamento das obras civis no parque fabril e a visão geral das transferências de tecnologias com os parceiros tecnológicos da Hemobrás no processo de produção de medicamentos.




07 de abril – Dia Mundial da Saúde

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

Notícia publicada em: 07.04.2021

Depois de transcorridos mais de um ano desde o início da pandemia da Covid-19, ficou evidente a importância da saúde e como é fundamental manter hábitos saudáveis para prevenir-se contra eventuais doenças. Se até pouco tempo atrás ter uma vida saudável era sinônimo de uma boa alimentação e prática de atividades físicas, a luta contra o coronavírus tem mostrado que medidas como higienizar as mãos e cuidar da saúde mental também ganharam protagonismo nesse âmbito. Esses conhecimentos e práticas precisam ser acessíveis a todos. Dessa forma, neste Dia Mundial da Saúde (07.04), a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como tema “Construindo um mundo mais justo e saudável”, medidas que a Hemobrás tem levado a sério desde o início da pandemia ao distribuir medicamentos para profilaxia da hemofilia com a maior segurança possível. Tendo o respeito à vida como um dos temas do seu primeiro valor (ética e integridade), a Hemobrás durante as fases mais agudas da pandemia garantiu que o transporte dos medicamentos por todo o Brasil não fosse comprometido, para que todos os hemocentros parceiros pudessem continuar abastecendo pacientes que fazem uso do Hemo-8r através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

História da data

O Dia Mundial da Saúde é comemorado desde 1948, pois coincide com a fundação da OMS. O objetivo dessa data é conscientizar pessoas do mundo inteiro sobre a importância da manutenção da saúde em todas as esferas (física, mental, emocional, pessoal, etc) de modo que contribua para a melhoria de vida do ser humano como indivíduo e como membro da sociedade.