1

Ministério da Saúde completa 68 anos

Ministério da Saúde completa 68 anos

Notícia publicada em: 26.07.2021

No último domingo, 25 de julho, o Ministério da Saúde comemorou mais um ano de existência. E apesar das diretrizes públicas na área estarem presentes no Brasil desde a monarquia, foi apenas em 1953, com a Lei n° 1.920/1.953 que, de fato, uma pasta foi criada para trabalhar no segmento e assegurar o acesso da população ao que é dever do Estado e garantido pela Constituição.

Uma das principais funções do Ministério é a oferta de ferramentas para a manutenção da saúde dos brasileiros e, como consequência, a melhora na qualidade de vida. Para isso, ele atua na vigilância e é o responsável por combater epidemias, reduzir a propagação de enfermidades e controlar as doenças por meio de políticas públicas, ou seja, com acesso para todos.

Importância do Ministério da Saúde para a sociedade

Sabe as vacinas que são aplicadas após o nascimento da criança e evitam sérios transtornos para os pais? Ou a ambulância que socorre enfermos nos momentos de desespero? Todas esses equipamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde. O SUS, criado após a Constituição Federal de 1988, é considerado um dos maiores sistemas públicos do mundo e graças a ele, a expectativa dos brasileiros aumentou em 20 anos. Devido ao Sistema, o Brasil tornou-se, literalmente, o único país com mais de 100 milhões de habitantes com acesso à saúde pública.

Ministério da Saúde no Combate a Covid-19

Se pudesse ser definido em uma palavra, definitivamente, o ano de 2020 seria destacado por “pandemia”. O cenário caótico fez o mundo entrar em colapso e adaptar-se ao “novo normal”. No Brasil não foi diferente. Máscaras, álcool em gel, distanciamento social e muita compreensão estão sendo essenciais para o enfrentamento da Covid-19. Diante disso, o Ministério da Saúde se esforçou ao máximo para oferecer aos brasileiros as melhores condições possíveis para garantir assistência médica necessária para o período. Foram mais de 6,6 milhões de pessoas atendidas durante o ano de 2020, com ou sem internação. Um dos primeiros passos para contornar o caos foi a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para proteger os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente. Novos leitos de UTI foram criados exclusivamente para suprir a demanda de pacientes graves e gravíssimos. Até dezembro, quase R$ 4 bilhões foram pagos antecipadamente pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios que solicitaram.

Contribuição da Hemobrás

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) foi criada no ano de 2004 e é uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde. Um de seus objetivos é tornar o Brasil independente do exterior no setor de medicamentos derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população à saúde. Entre os atendidos pela Hemobrás estão as pessoas com hemofilia, pacientes com imunodeficiências genéticas, cirrose, câncer, hiv, queimaduras, entre outras doenças. Com a unidade fabril localizada em Goiana – PE, a empresa é responsável, também, por abastecer o Sistema Único de Saúde com os medicamentos hemoderivados (Albumina, Imunoglobulina, Fatores de coagulação plasmáticos XIII e IX, Complexo protombínico, Fator Von Willebrand e o Fator VIII Recombinante (Hemo-8r).

Leia mais

Série de vídeos exibe adaptação e eficiência na entrega de medicamentos




Conselheiros visitam e conferem os avanços das obras na fábrica da Hemobrás

Conselheiros visitam e conferem os avanços das obras na fábrica da Hemobrás

Notícia publicada em: 23.07.2021

Aconteceu na última terça-feira (20), uma visita técnica à unidade fabril da Hemobrás, localizada no município de Goiana-PE, que contou com a presença de membros do Conselho de Administração (CADM), do Comitê Técnico-Científico (CTC) e do Comitê de Auditoria (COAUD), inclusive com a participação do presidente da estatal e outros gestores. O principal objetivo da visita, foi conferir in loco as etapas de finalização da fábrica de hemoderivados e os avanços nas obras civis da fábrica de recombinante.

O primeiro momento do encontro foi marcado por uma reunião de apresentação, onde foram discutidas as estratégias, o funcionamento de cada processo fabril e o quão estão adiantadas as novas instalações. Nelas, ficarão as máquinas responsáveis pela produção de medicamentos recombinantes, processo que atualmente se dá em parceria no exterior. Isso trará autonomia para a Hemobrás, e consequentemente para o Brasil, bem como diminuirá os custos com o Hemo-8r, essencial para hemofílicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Lenir dos Santos, presidente do Conselho, comemora o avanço das obras e espera que bons frutos sejam colhidos com a finalização das estruturas. “O Brasil necessita mais do que urgente ter um desenvolvimento tecnológico para dar suporte e sustentabilidade ao SUS. A Hemobrás é uma peça fundamental, gera emprego e vai dar uma independência tecnológica”. Ela disse, também, que foram anos de planejamento para que, enfim, o projeto saísse do papel. “O que se viu hoje aqui é que isso realmente está se concretizando. Dá um ânimo, uma satisfação, principalmente nesse momento crucial, que ficou exibido para a sociedade a nossa dependência tecnológica do exterior”, argumenta.

Em seguida, os visitantes tiveram a oportunidade de passear pelo interior dos blocos fabris para conferir pessoalmente a situação, vista de forma positiva por todos que estiveram lá.

José Francisco Comenalli Marques Júnior, médico hematologista e membro do Comitê Técnico-Cientifico, também garante estar feliz diante do que viu no local. Desde que entrou para a equipe em 2016, ele afirma que o cenário hoje é animador. “Agora conseguimos ver que a Hemobrás decolou e é extremamente importante para o sistema de saúde brasileiro. Nós gastamos muito com a importação dos fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina e com a fábrica do jeito que está, renova-se as esperanças de que a gente tenha esse objetivo alcançado em pouco tempo, com a produção local”, comemora.




Estrutura industrial, processos e produtos Hemobrás é tema para alunos da UFMS

Notícia publicada em: 21.07.2021

Na manhã de ontem, terça-feira (20.07), a Hemobrás, representada pelo farmacêutico e gerente de Garantia de Qualidade, Antônio Diógenes Oliveira, apresentou uma palestra com o tema “Estrutura Industrial, Processos e Produtos Hemobrás ”, para os alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

No encontro, que aconteceu através de plataforma virtual, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Hemobrás e seus processos para a produção de medicamentos Hemoderivados e de biotecnologia. Assim como, a expertise adquirida por meio das transferências de tecnologia com laboratórios internacionais, resultando em benefícios para a população, na ampliação de tratamentos de saúde para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Anelise Murari, professora da disciplina de Banco de Sangue da UFSM, a palestra foi muito esclarecedora. “As informações sobre a cadeia produtiva do sangue e como as substâncias contidas nele podem se transformar em medicamentos valiosos para o SUS é uma informação muito rica para quem quer atuar nesse ramo”.

Já para a estudante, Fernanda Zorzi, a apresentação trouxe outra visão sobre sua área de atuação. “É importante entender, que mesmo num ano atípico de pandemia, a Hemobrás continuou suas atividades e manteve a qualidade do atendimento às pessoas. Como farmacêutica em formação, gosto de saber que existe uma empresa que prioriza a vida humana”, completa.