1

Edital do concurso da Hemobrás é divulgado

Foi divulgado, no último dia 26 de outubro, o edital do concurso da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), para preenchimento de 10 vagas em aberto e formação de cadastro reserva em diversas áreas de níveis médio e superior, tendo o Instituto Consulplan como banca organizadora. As inscrições para o concurso ficarão abertas das 14:00h do dia 26 de outubro até o dia 25 de novembro, com encerramento às 16:00 horas.

A primeira fase do concurso se dará por meio de provas objetivas e classificatórias, previstas para serem realizadas no dia 19 de dezembro de 2021, na capital Recife, em dois turnos distintos, sendo o da manhã iniciado às 8:00h e da tarde às 14:30h.

Além das vagas destinadas às pessoas com deficiência, serão reservadas vagas para negros, que serão validadas por meio de uma banca de heteroidentificação fortalecendo a cultura de inclusão na Estatal, responsável por gerir o plasma brasileiro.

O concurso da Hemobrás terá dois anos de validade, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogada por igual período. As taxas de inscrição possuem valores de R$ 50,00 (nível médio) e R$70,00 (nível superior).

 

Consulte aqui o edital completo




Ministério da Saúde e Conasems reúnem-se na Hemobrás

Notícia publicada em: 08.10.2021

Aconteceu nesta última quinta-feira (07.10) uma visita de representantes do Ministério da Saúde e Conasems ao complexo fabril da Hemobrás, em Goiana (PE) com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião, que iniciou pela manhã e seguiu até o período vespertino, teve como principal objetivo discutir estratégias de apoio à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, enquanto estatal e maior no segmento na América Latina. 

A recepção e reunião conduzida pelos diretores, Oswaldo Castilho, Antonio Edson e integrantes da Hemobrás, aconteceu na sala de reunião do bloco B04, onde é feito o envase dos produtos e rotulagem das embalagens. No local, foram recebidos o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde (MS), Alessandro Vasconcelos, que também é médico oncologista; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conansems), Wilames Bezerra; e acompanhando o secretário do MS, Reginaldo Ramos, diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa(DGIP), Luciana Souza, coordenadora-Geral de Articulação Intersetorial na Atenção Especializada, Alberto C. L. Souza, Luana Vasconcelos. Além de Maurício Ottoni, coordenador-Geral de Fortalecimento dos Instrumentos de Plano; Rafael Ladeira, coordenador-Geral de Articulação Tripartite; Ana Cristina Cerqueira, superintendente do Ministério da Saúde no Pernambuco, acompanhada da coordenadora Roberta Amorim. 

Após uma reunião estratégica onde foram debatidos os processos industriais da Hemobrás e a importância dela enquanto indústria farmacêutica brasileira, ocorreu, de fato, a visita aos blocos que fazem parte do desenvolvimento dos medicamentos. Além do B04 e B03, unidade responsável pela liofilização, os representantes dos órgãos foram ao B02, bloco que cuida do fracionamento do plasma em medicamentos; ao B01, que realiza a recepção, triagem e estocagem do plasma; e ao B05, que comporta o almoxarifado dos medicamentos. Em todos, eles tiveram a oportunidade de conferir a estrutura da fábrica e puderam checar as máquinas industriais que já estão nas instalações, esclarecendo dúvidas que foram surgindo ao longo do dia.  Por fim, retornaram à área de convivência no B04 para agendamento de tratativas futuras e encerramento do encontro.

Após a visita, em depoimento, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde contou as impressões que teve sobre a estatal. “A Hemobrás é um projeto muito importante para o país do ponto de vista estratégico e de segurança nacional. Ela possibilita que possamos, em breve, sermos autossuficientes em vários hemoderivados, como a Imunoglobulina”, afirmou Alessandro.

 




Hemobrás recebe visita do Lafepe

Notícia publicada em: 08.10.2021

A Hemobrás recebeu nesta última quarta-feira (06.10) a visita do presidente do Lafepe, Plinio Pimentel, acompanhado do Chefe de Gabinete, Leonardo Paes Barreto, e dos responsáveis pelas diretorias Técnica, Comercial, Administrativa Financeira e de Engenharia, representadas, respectivamente, por Bety Córdula, Djalma Dantas, Nivaldo Brayner e Sergio Noronha.

O encontro, que estava planejado para acontecer desde a celebração do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Laboratório e a Hemobrás, trouxe para os visitantes a possibilidade de conhecer as instalações farmacêuticas da unidade fabril, localizada em Goiana-PE.

O Lafepe (Laboratório farmacêutico do Estado de Pernambuco) desenvolve, produz e comercializa medicamentos e óculos, atendendo às políticas públicas de saúde do Estado.

Na programação, o diretor de Produtos Estratégicos e Inovação, Antônio Edson Lucena, recebeu os visitantes, que assistiram a apresentação realizada pelo gerente de Incorporação Tecnológica de Processos, Caueh Jovino, sobre Transferência de Tecnologia para Produção Nacional de Medicamentos Hemoderivados e Biotecnológicos. Na sequência, os representantes do Lafepe percorreram o parque fabril, acompanhados pela equipe da Hemobrás, que mostrou, inclusive, os equipamentos já instalados e em teste em B04, bloco responsável pela embalagem dos medicamentos, entre outros processos. 

Para Caueh, o momento foi bastante proveitoso para ambas as instituições. Além de ressaltar a importância do Lafepe, laboratório referência na região, ele acredita que o encontro serviu para fortalecer as relações das empresas. “A cooperação já nos permitiu trocar experiências nas áreas de controle da qualidade, logística, PCP, riscos estratégicos e regramento de contratações. A tendência é que a cooperação seja ampliada, de acordo com os desafios das duas instituições. Receber os representantes do Lafepe é momento de ratificar e fortalecer a cooperação, além da oportunidade de apresentar os avanços do empreendimento Hemobrás, enquanto indústria farmacêutica.”, disse.