1

Parceria Correios/Hemobrás: Emoção marca entrega dos presentes em escola na área rural de Goiana

Neste momento de festas natalinas, o sentimento de solidariedade que aflora os corações se tornou completo na última sexta-feira (16.12), quando integrantes da Hemobrás e dos Correios se uniram para tornar ainda mais especial o Natal das 130 crianças da Escola Municipal Nossa Senhora das Maravilhas, localizada na área rural de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Este é o quarto ano que a Hemobrás, por meio de seus colaboradores, adota a escola das Maravilhas na campanha Papai Noel dos Correios. A instituição fica nas proximidades da fábrica da Hemobrás e tem turmas da Creche I ao 5º ano, com alunos entre os 3 e 14 anos. A chegada do Papai Noel dos Correios foi muito comemorada pelos pequenos e pelos pais que acompanharam a festa. Ana Caroline, mãe de Davi, 4 anos, se emocionou ao falar da entrega dos presentes: “Eu sei que muitos aqui passam dificuldade (…), eu só queria agradecer por tudo que vocês trouxeram para nossos filhos.”

Bola, carrinho de controle remoto, boneca e material escolar estavam entre os campeões de pedidos dos pequenos. A assessora de Comunicação, Marketing e Eventos da Hemobrás, Gerlane Magalhães, participou da organização e da entrega dos presentes em todas as edições da parceria Correios/Hemobrás. Ela destaca a importância da contribuição voluntária do corpo funcional. “Por meio dessas pessoas que fazem a empresa, podemos reafirmar nossos valores enquanto instituição e como seres humanos. É fundamental destacar e agradecer a todos os envolvidos pela generosidade de contribuir para o bem-estar e sonhos dessas crianças”. O Papai Noel dos Correios, convidado ilustre da festa, se emociona em cada ação de entrega de presentes: “É uma experiência mágica, a gente se transforma no Bom Velhinho para realizar sonhos que só foram possíveis porque teve essa parceria da Hemobrás de abraçar com amor e carinho essas cartinhas. Essa felicidade aqui na hora da entrega, não tem palavras que definam o sentimento da criança em receber um presente e acreditar que o sonho dela foi realizado”, finalizou.

A vice-diretora Vanessa Barros, que acompanha o dia a dia da escola, agradeceu a todos pela campanha: “Nós nos sensibilizamos muito com a realidade do cotidiano dessas crianças. Muitas delas são crianças extremamente carentes. Na preparação das cartas ao Papai Noel, a gente via os olhos de esperança, da possibilidade de ganhar um presente, de uma certa forma, de trazer um afago aos corações calejados desde pequenos. Estamos muito felizes com a parceria! Aos colaboradores da Hemobrás e Correios que não puderam estar aqui hoje, vocês não imaginam o tamanho da alegria que proporcionaram.”




Hemobrás recebe integrantes do Hemope e destaca atuação dos profissionais

Um grupo de profissionais das áreas de Processamento do Plasma e da Engenharia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) visitou a unidade fabril da Hemobrás, localizada em Goiana-PE, na última segunda-feira (12.12). Os serviços ou centros de hemoterapia do país, como o Hemope, fazem parte da Hemorrede Brasileira, com atuação dos profissionais na captação de sangue de doadores voluntários, entre outras ações no segmento da hematologia.

Com o objetivo de conhecer os processos na produção dos medicamentos hemoderivados e biotecnológicos, as instalações dos blocos fabris e, os últimos avanços da Hemobrás, o grupo foi recebido pelo gerente de Incorporação Tecnológica e Inovação, Caueh Jovino, e acompanhado pela chefe do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede, Melissa Papaleo. Na programação institucional, uma apresentação em vídeo e, na sequência, a visita aos blocos: B04 (envase e embalagem final), B06 (laboratórios de controle de qualidade), B01 (recepção, triagem e armazenamento do plasma), e B05 (armazenagem  e expedição) e a visão externa das obras civis do bloco B07, responsável pela produção do medicamento recombinante (Hemo-8r).

A Hemobrás, por meio do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede, que realiza as auditorias de qualificação dos serviços de hemoterapia para fornecimento de plasma humano para fracionamento industrial, destaca a atuação dos profissionais da área de Processamento do Plasma dos hemocentros do país, principais parceiros, que juntos trabalham em prol das melhorias e boas práticas de fabricação de hemoderivados. Trabalho que resulta em beneficiamento dos pacientes que necessitam desses medicamentos, como a Imunoglobulina e a Albumina.

Sheyla Lucena, supervisora de Fracionamento do Sangue do Hemope, ressalta a importância de conhecer as instalações da Hemobrás: “Nós que trabalhamos na ponta, produzindo o plasma que é a matéria prima para a produção dos hemoderivados, ficamos muito felizes de ter a oportunidade de estar aqui, conhecendo a estrutura da Hemobrás  e  orgulhosos por ver que o produto do nosso trabalho, lá no Hemocentro, ainda ganha tanto valor ao se transformar em vários medicamentos (…) Esperamos que a Hemobrás continue a se desenvolver e a se fortalecer como a importante Instituição que é e que, muito em breve, já tenhamos toda a produção nacionalizada.”, finalizou a supervisora.

Melissa Papaléo, Chefe do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede, acrescenta que os Serviços de Hemoterapia são parte essencial da engrenagem necessária ao funcionamento da indústria de hemoderivados e que, sem eles, não seria possível produzir os medicamentos que são de extrema importância para a vida de tantos pacientes.




Hemobrás cumpre agenda na 7ªMostra BIDBRASIL

O principal evento da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, a 7ªMostra BIDBRASIL, realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília-DF, contou, pela primeira vez nesta área, com a participação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Na abertura, ministros de Estados, como o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, comandantes e autoridades civis, estiveram presentes.

A Hemobrás, certificada como Empresa de Defesa (ED), por meio de seus representantes, cumpriu uma agenda intensa de atuação no evento de expressão extremamente importante, inclusive para a área de saúde. Os diretores, Antonio Edson Lucena e Luciana Silveira, juntamente com os conselheiros de Administração, Paulo César (representante do Ministério da Saúde ) e Elton Chaves (representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde-CONASEMS), estiveram em reunião com o General Duizit Brito (secretário-geral de Produtos de Defesa-SEPROD), Contra-Almirante Belarmino (diretor do Departamento de Produtos de Defesa-DEPROD/SEPROD), Lara Brainer (diretora da Central de Compras do Ministério da Economia) e o Daniel Fernandes (coordenador do DEPROD/SEPROD), sobre a utilização do Termo de Licitação Especial (TLE), incluindo, esclarecimentos acerca das etapas para classificação de empresas como Estratégicas de Defesa.

Participaram da 7ªMostra mais de 3mil pessoas, que acompanharam os produtos e serviços apresentados por 90 expositores, conhecendo ainda, os trabalhos realizados por 40 apoiadores institucionais. Organizada pela Associação das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), organismo de certificação de Produtos de Defesa, aproxima mais os líderes das Forças Armadas e de Segurança, estreitando laços com o poder público e entes responsáveis pelas estratégias de defesa do país.

O presidente executivo da ABIMDE, general Mattioli, compareceu no estande da Hemobrás e em depoimento afirmou sobre relevância da participação de uma empresa pública, na área de Saúde, como a Hemobrás, na 7ªMostra BIDBRASIL, além de certificada em ED. Confira aqui o depoimento em áudio.

Compareceram também, representantes de indústrias de diversos ramos, na área da saúde, médicos, biomédicos, farmacêuticos, militares do Laboratório Farmacêutico da Marinha (com sede no Rio de Janeiro-RJ) e, o presidente da Associação dos Voluntários, Pesquisadores e Portadores de Coagulopatias (AJUDE-C).




Medicamentos Hemobrás classificados como Produtos de Defesa (PRODE)

Em portaria publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União, cinco medicamentos da Hemobrás foram reconhecidos pelo Ministério da Defesa como Produto de Defesa (PRODE) são eles: Albumina Humana Hemobrás, Fator VIII de Coagulação Hemobrás, Fator IX de Coagulação Hemobrás, Hemo-8R e Imunoglobulina Humana Hemobrás. Com isso, de acordo com a Portaria GM-MD N° 5.891, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia também passa a ser considerada uma Empresa de Defesa (ED).

Com essa classificação, o Governo reconhece a importância dos medicamentos produzidos pela Hemobrás para a defesa nacional, já que são destinados a uma ampla gama de doenças e cuja produção é de importância estratégica para a independência do Brasil do mercado externo e em caso de conflitos armados e guerras biológicas salvando vidas. O presidente da Hemobrás, Antônio Édson de Lucena, comemorou a classificação. “A partir dessa Portaria, a Hemobrás será reconhecida como uma empresa que produz produtos de defesa. Esse fato ajuda o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde e insere a empresa no âmbito da soberania nacional”, explicou.

A diretora de Administração e Finanças, Luciana Silveira, destaca que a Hemobrás é a primeira indústria farmacêutica nacional no ramo de hemoderivados com essa titulação. “Esse é um passo fundamental para que consigamos alcançar o título de Empresa Estratégica de Defesa. O reconhecimento, pelo Ministério da Defesa, fortalece ainda mais a certeza de que a Hemobrás não é mais um projeto, e sim, uma realidade inserida em uma Política de Estado.”

Confira:

Portaria GM-MD N° 5.888 – Produtos de Defesa
Portaria GM-MD N° 5.891 – Empresas de Defesa




Ministro da Saúde visita Hemobrás

No último sábado (3.12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou de reunião na fábrica da Hemobrás em Goiana (PE). O chefe da Pasta e  sua comitiva supervisionaram o estágio das obras na empresa e discutiram a importância do contrato de fracionamento de plasma para garantir o fornecimento de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Eles foram recebidos pelo presidente da Hemobrás, Antônio Édson de Lucena, e por Giovanni Albuquerque, chefe de gabinete da Presidência.

No encontro, foi comemorado o crescimento da empresa nos últimos anos e destacada a importância da Hemobrás para o país. “Foi uma reunião muito produtiva. Nesse momento de encerramento de ciclos, o Ministério da Saúde pôde comprovar o bom andamento dos contratos, além de declarar apoio à empresa, deixando claro que a Hemobrás é um projeto de Estado e não uma política de Governo”, analisou o presidente Antônio Édson de Lucena. Além do ministro Marcelo Queiroga, também participaram da visita à Hemobrás Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária à Saúde, o assessor especial João Lopes de Araújo e Gustavo Menezes, chefe de gabinete do ministro.