Nova fábrica de recombinantes da Hemobrás tem 100% da capacidade voltada aos testes de equipamentos
Os executivos da Hemobrás e da empresa privada envolvidos no projeto de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) da nova fábrica de medicamentos produzidos por biotecnologia, se reuniram, nesta quarta-feira (31/07), para a reunião trimestral do Comitê de Direção Conjunta (Joint Steering Comittee – JSC). Foi a primeira vez que o encontro aconteceu na nova planta do parque fabril da Hemobrás, em Goiana-PE. Em pauta, todos os assuntos necessários para o monitoramento trimestral do processo de transferência de tecnologia que visa à produção 100% nacional do Hemo-8r, o medicamento Fator VIII recombinante.
“É um encontro muito importante para alinhar os objetivos estabelecidos pela PDP. Fazer a consolidação de todos os pontos com a presença das diversas diretorias das duas empresas que estão envolvidas no projeto. Uma oportunidade para discutirmos pontos fundamentais como cronograma, principais desafios e tomar decisões estratégicas referentes ao projeto”, esclareceu o gerente do Projeto Buriti, Christiano Madruga.
Entre os muitos pontos estratégicos abordados, foram verificados avanços significativos nos processos de instalação do laboratório, das utilidades do B07-A e da obra física e instalação de equipamentos do B07-B. Também foi anunciado o início dos testes obrigatórios da água que será utilizada na produção dos medicamentos, um passo importante para a Hemobrás assumir alguns processos vitais para a fabricação dos recombinantes.
“Hemobrás e a parceira privada têm construído, ao longo do tempo, um completo alinhamento. Neste encontro pudemos verificar o consenso em relação aos cronogramas técnico e administrativo. Acho que demos passos importantes no objetivo de consolidar as responsabilidades de cada um e validar essa governança do projeto”, reforçou o diretor de Desenvolvimento Industrial, Antônio Edson de Lucena.
A JSC contou também com as participações da presidente Ana Paula Menezes, do diretor de Administração e Finanças, André Pinho, do corregedor-geral Caio Cesar Sousa, do gerente de Administração, Gustavo Simoni, do gerente da Garantia da Qualidade, Antônio Diógenes Oliveira, do gerente de Produção, Lucas Ricci, e de José Eduardo Martins, assessor de Assuntos Regulatórios, todos representando a Hemobrás.