1

Hemobrás recebe visita de integrantes da Apevisa

Representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) estiveram, nessa quarta-feira (28.08), na fábrica da Empresa Brasileira de Biotecnologia e Hemoderivados (Hemobrás), em Goiana, visitando as instalações do parque fabril. A equipe foi acompanhada pelo Assessor de Assuntos Regulatórios, José Eduardo Martins (AAR), o gerente da Garantia da Qualidade, Antônio Diógenes Oliveira e o gerente de projeto, Christiano Madruga.

Fiscais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária conhecem as instalações da fábrica, em Goiana

Acompanhados da diretora da Apevisa, Karla Baeta, estiveram presentes na visita os fiscais Paulo Vitor Lira, Manoel Marcelino Filho e Moisés Silva. Recém-chegados à Agência, os novos colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica Hemobrás.

Para o assessor José Eduardo Martins, este tipo de visita se configura como um fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “No meu ponto de vista, esta interação próxima do setor regulado, a Hemobrás, com o setor regulador, a Apevisa, fortalece o SUS. Esta troca de experiências, promovem a melhoria contínua da cadeia de medicamentos”, afirmou José Eduardo.




Hemobrás recebe auditoria de Bio-Manguinhos

Dentro do contexto do acordo de cooperação firmado entre a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nos dias 22 e 23 de agosto, a fábrica da Hemobrás recebeu uma auditoria da unidade de Bio-Manguinhos em preparação para a Inspeção de Boas Práticas de Fabricação Inicial, que será realizada pela Anvisa, no final do mês de novembro.

A chamada CTO refere-se à avaliação das Condições Técnico-Operacionais, uma classificação aplicada pela Anvisa a estabelecimentos ou linhas de produção na indústria farmacêutica. A certificação se aplica quando a operação cumpre os requisitos de Boas Práticas de Fabricação e é necessária para a produção de medicamentos em escala industrial.

Equipes de diversos setores da Hemobrás receberam a visita de auditoria de Bio-Manguinhos

Participaram da auditoria duas especialistas de Bio-Manguinhos, Marcella Capella e Noemi Roberto, além de integrantes das equipes da Gerência da Garantia da Qualidade (GGQ), Gerência de Controle da Qualidade (GCQ), Gerência de Engenharia e Automação (GEA), Gerência de Produtos e Suprimentos Farmacêuticos (GPSF) e Gerência de Produção (GP).

De acordo com o Assessor de Assuntos Regulatórios (AAR) da Hemobrás, José Eduardo Martins, esta auditoria faz parte da preparação para o recebimento da inspeção da Anvisa. “Trata-se de um ótimo exercício para avaliarmos nosso comportamento em recebimento de auditorias, quais atividades estamos executando de forma correta, quais atividades estão mapeadas no nosso plano de ação para a inspeção e eventualmente quais atividades estão sendo negligenciadas”, explicou José Eduardo.

O Gerente da Garantia da Qualidade, Antônio Diógenes, reforçou que a atividade foi extremamente proveitosa e importante para a preparação da empresa. “A partir dos pontos observados durante a auditoria, teremos a oportunidade da ajustar e nos preparar de forma ainda mais robusta para inspeção da Anvisa que se aproxima”, complementou.

 




Hemobrás e Fiocruz Pernambuco realizam ação social em Goiana

Representantes da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e da Fiocruz Pernambuco realizaram, nesse sábado (17.08), uma ação social no município de Goiana, em Pernambuco. O evento fez parte da ação Fiocruz pra Você, realizada em âmbito nacional.

Informações sobre saúde, vacinação de crianças e adolescentes, exames gratuitos, apresentações culturais e recreação educativa foram algumas das atividades que marcaram esta parceria com as duas instituições federais.

Equipes da Hemobrás e da Fiocruz Pernambuco se uniram para realizar a ação em Goiana

Aproveitando a oportunidade, Rosineide Cruz levou a filha para vacinar e destacou a importância de levar informação para os moradores de Goiana.

“Um evento como esse traz isso de mais importante: informação para a população. A escolha de trazer o evento para uma comunidade foi muito boa, porque aproxima a gente de quem pode trazer isso até nós. O alcance deveria ser muito maior”, afirmou.

Voluntária da equipe Fiocruz, Emmily Thais, explicou que além da vacina da gripe, foram oferecidas vacinas de rotina para a população em geral.

“Nosso objetivo principal é o de aumentar os índices de vacinação, a começar pelas pequenas comunidades até conseguir chegar a todo o estado de Pernambuco”, detalhou.

“Trouxemos diversas informações sobre a Hemobrás, mas, principalmente, quisemos trazer a Hemobrás para perto dessa população, para desenvolver ainda mais projetos de saúde, projetos que venham garantir conhecimento e responsabilidade social”, destacou Ana Paula.




Hemobrás participa do I Encontro dos Laboratórios Oficiais do Brasil, em Natal

Até sexta-feira (16), a Hemobrás participa do I Encontro Anual dos Laboratórios Oficiais do Brasil que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte. Com o tema, “A Estratégia para o Desenvolvimento do Complexo da Saúde e os Laboratórios Oficiais: avanços, desafios e perspectivas”, a equipe da Hemobrás se une a mais de 150 dirigentes e técnicos de laboratórios farmacêuticos de todo o país para discutir estratégias de inovação e de qualidade para abastecimento de medicamentos ao SUS.

O encontro é realizado pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob) que conta hoje com vinte e uma instituições associadas. A presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, destaca a importância dessa rede: “Os laboratórios oficiais têm um papel diferente da rede de laboratórios privados porque foram criados para atender prioritariamente ao SUS”, explica. “No portfólio estão medicamentos para doenças negligenciadas, para atenção básica e até produtos de alto custo, como no caso da Hemobrás. Nós somos grandes parceiros do SUS e aqui estamos para propor estratégias de trabalho futuro para atender as necessidades do Ministério da Saúde e da população brasileira.”

Entre as discussões do encontro estão a importância das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), a pesquisa científica e a tecnologia no cenário de transição demográfica, epidemiológica e climática, além de debates das comissões técnicas de Política da Qualidade e de Aquisição de Bens e Serviços. A analista da Hemobrás Danielly Lira faz parte da comissão da Qualidade e reforça a importância de espaços de compartilhamento de experiências: “Ao debater temas com outros laboratórios públicos percebemos que as questões se assemelham e podemos juntos encontrar melhorias nos processos. A nossa principal discussão atual diz respeito à cultura da qualidade e como implementá-la de maneira efetiva dentro das empresas”, explica a farmacêutica.

A produção dos laboratórios oficiais abastece o SUS com medicamentos e vacinas e envolve por volta de 8500 profissionais para a industrialização de mais de 100 produtos. A Hemobrás faz parte dessa rede desde 2022 como empresa pública federal que fornece ao SUS hemoderivados e biotecnológico.