1

Hemobrás divulga lista de e-mails alternativos após tentativa de ataque hacker

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) está em pleno processo de recuperação do seu ambiente digital, após sofrer uma tentativa de invasão cibernética à sua infraestrutura e sistemas de tecnologia da informação, detectada em 29.03.

A tentativa de invasão foi frustrada sem que houvesse acesso aos servidores e dados da empresa. Assim, o abastecimento do Sistema Único de Saúde com os nossos medicamentos hemoderivados e recombinantes não foi prejudicado.

Esta semana, praticamente todas as áreas da Hemobrás já voltaram a ter acesso aos computadores e à maioria dos sistemas. No entanto, algumas ações contingenciais precisaram ser tomadas, como o uso de e-mails alternativos até o retorno do uso dos e-mails corporativos.

Seguem abaixo a relação destes e-mails alternativos por setores da Hemobrás:

ÁREA E-MAIL ALTERNATIVO
Presidência e Chefia de Gabinete hemobraspresidencia@gmail.com
Diretoria Administrativa e Financeira daf.hemobras@gmail.com
Diretoria de Desenvolvimento Industrial ddi.hemobras@gmail.com
Diretoria de Produtos Estratégicos e Inovação dpei.hemobras@gmail.com
Assessoria de Planejamento e Projetos app.hemobras@gmail.com
Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos hemobrasrecife@gmail.com
Assessoria de Assuntos Regulatórios regulatoriohemobras@gmail.com
Gerência de Gestão de Pessoas ggphemobras@gmail.com
Procuradoria Jurídica pj.hemobras.2025@gmail.com
Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde asmshemobras@gmail.com
Assessoria de Conformidade e Gerenciamento de Riscos acgr.hemobras@gmail.com
Gerência da Garantia da Qualidade ggqhemobras@gmail.com
 GGQ Liberação ggqliberacaohemobras@gmail.com
Serviço de Validação e Certificação (Geral) svcggqhemobras@gmail.com
Serviço de Validação e Certificação (Sistemas Computadorizados) vsc.hemobras@gmail.com
Serviço de Normas e Procedimentos (Desvios) desvioshemobras@gmail.com
Serviço de Normas e Procedimentos (Treinamentos) treinamento.hemobras@gmail.com
Serviço de Normas e Procedimentos  (Documentos) documentos.qualidade.hemobras@gmail.com
GGQ Fornecedores quali.fornecedores.hemobras@gmail.com
Gerência de Administração ga.hemobras@gmail.com
Assessoria de Compras e Gestão de Contratos acgchemobras@gmail.com
Serviço de Gestão de Suprimentos e Atividades Administrativas (Assuntos Gerais) sgsaahemobras@gmail.com
SGSAA (Portaria da fábrica) hemobras.portaria@gmail.com
SGSAA (Solicitação de veículos) veiculos.hemobras@gmail.com
Gerência de Licitações e Contratos licitacoes.hemobras@gmail.com
SGSAA (Serviço de Contabilidade) Scon.hemobras2022@gmail.com
SGSAA (Serviço de Orçamento e Finanças) hemobras.sof@gmail.com
Gerência de Produção gp.hemobras@gmail.com
Fase 2 (Embalagens Buriti) fase2.hemobras@gmail.com
Fase 3 (Envase Buriti) fase3.hemobras@gmail.com
Fase III – (Embalagens Hemoderivados) faseiii.hemobras@gmail.com
Fase IV (Produção de IFA Buriti) spb.hemobras@gmail.com
Fase V (Envase Asséptico) fasev.hemobras@gmail.com
Fase 6 (Produção Albumina) fasevi.hemobras@gmail.com
Fase 7 (Produção Imunoglobulina) fasevii.hemobras@gmail.com
Fase VIII (Produção Fatores de Coagulação) faseviii.hemobras@gmail.com
Gestão de Projetos Hemoderivados e Buriti gestaodeprojetos.hemobras@gmail.com
Gerência de Engenharia e Automação Gea.hemobras@gmail.com
Serviço de Manutenção tmp.manuthmb@gmail.com
Serviço de Escritório de Projetos de Engenharia sepe.gea.hemobras@gmail.com
Assessoria de Pesquisa Desenvolvimento e Informação assessoriadpei.hemobras@gmail.com
Gerência de Produtos e Suprimentos Farmacêuticos Gpsf.hemobras@gmail.com
Serviço de Produtos e Insumos Farmacêuticos SPIF.GPSF@gmail.com
Serviço de Relacionamento com a Hemorrede relacionamentocomahemorrede@gmail.com
Serviço de Gestão Interna do Plasma sgip.gpsf@gmail.com
Ouvidoria ouv.hemobras@gmail.com
Auditoria Interna ai.hemobras@gmail.com
Comissão de Ética comissao.etica.hemobras@gmail.com



Hemobrás recebe visita especial para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia

O Brasil ocupa a quarta posição mundial em número de pacientes com hemofilia. A doença hemorrágica de origem hereditária, com maior incidência nos indivíduos do sexo masculino, atinge, atualmente, cerca de 13 mil pessoas no país. A Hemobrás tem sido, cada vez mais, uma grande aliada destes brasileiros que utilizam os medicamentos produzidos pela fábrica e distribuídos pelo SUS nos seus tratamentos. Para reforçar o compromisso da empresa com a saúde destes pacientes e celebrar o Dia Mundial da Hemofilia (17/04), um grupo de pessoas portadoras da enfermidade e familiares de diversos estados do país, além de representantes de entidades da área, visitaram o parque fabril localizado em Goiana (PE), nesta segunda-feira (14).

A Hemobrás já atua, há alguns anos, para tornar o país autossuficiente na produção dos fatores de coagulação utilizados nas terapias da doença. Mas, em 2024, deu um grande passo para este objetivo com a inauguração da fábrica de recombinantes (medicamentos produzidos por biotecnologia), onde será produzido o Hemo-8R (Fator VIII Recombinante), destinado ao tratamento de pessoas com Hemofilia A, atendendo 100% dos pacientes demandados pelo SUS.

Os visitantes, que vieram a Pernambuco a convite da Hemobrás, tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da fábrica de recombinantes, além dos blocos de embalagem e armazenamento dos insumos da produção. O diretor de Desenvolvimento Industrial (DDI) da empresa, Antônio Edson Lucena, conduziu a apresentação e falou sobre a importância em receber o grupo especial de visitantes. “Conversamos com gente de tecnologia, especialistas, profissionais de saúde, mas nada se compara em ter vocês aqui e poder abrir esse diálogo ouvindo sobre o dia a dia e as questões que são citadas neste encontro”, declarou.

Na ocasião, os pacientes relataram sobre suas vivências como pessoas com hemofilia e as consequências que a doença traz para suas vidas, além dos benefícios conquistados com a profilaxia, modelo de tratamento em vigor no Brasil desde 2012 e que é suportado, hoje, pelos medicamentos fornecidos pela Hemobrás ao SUS. O pernambucano Jamerson Elias foi um dos integrantes do grupo que contou sobre seu cotidiano com a hemofilia. Hoje com 39 anos, casado e pai de dois filhos, ele usa cadeiras de rodas para se locomover, desde que a artropatia atingiu seus joelhos a ponto de não poder estar em pé, há mais de uma década. Apesar das limitações, ele conta que, a partir da profilaxia, ele viu progresso em diversas áreas da sua vida. “O Fator nos dá mais confiança de fazer o que não podíamos antes ou não tínhamos coragem, como constituir uma família, por exemplo. É muito gratificante participar desta visita”, afirmou o paciente.

Felipe Ponciano mora em Indaiatuba (SP) e tem 39 anos. Desde muito novo foi diagnosticado com a doença. Perdeu o irmão mais velho, também uma pessoa com hemofilia. Mesmo com comprometimento nas articulações dos tornozelos, ombro direito e cotovelos, ele é atleta, pratica ciclismo e pedala 200 a 300 km por semana. “A profilaxia com o Fator XVIII nos trouxe mais qualidade de vida. Nos deixa mais seguros, sem medo de nos machucar. Às vezes, eu até esqueço que sou hemofílico”.

A ocasião também reuniu representantes de entidades ligadas à doença, como a Associação Paranaense de Hemofilia (APH); a Associação Pernambucana de Pessoas com Hemofilia (APHEMO); a Sociedade de Hemofílicos da Paraíba (SHPB); a Associação Paraense de Portadores de Hemofilia e Coagulopatias Hereditárias (ASPACH); a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (ABRAPHEM); além da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), representada por sua presidente Tania Maria Onzi Pietrobelli. “Quero parabenizar a Hemobrás pela iniciativa em trazer pacientes e familiares, pessoas que fazem uso da medicação, para atestar, na prática, o resultado desse trabalho tão valoroso que é realizado aqui”, declarou a presidente. E completou: “a cada visita que fazemos aqui, percebo a evolução, vendo uma estrutura de primeiro mundo. Isso nos dá a segurança da continuidade do tratamento dos nossos pacientes, quando já contamos com a profilaxia para todos, e a esperança de ainda mais possibilidades com o posicionamento da empresa que está sempre aberta às novas tecnologias”, destacou a representante.

A presença de Bernardo Gonçalves, de 12 anos, durante a visita trouxe uma dinâmica especial ao encontro. Muito simpático e com vocação para reportagem, já que tem no microfone um companheiro inseparável nos seus passeios, entrevistou as pessoas do grupo e falou sobre a doença. Diagnosticado com hemofilia e com autismo aos dois anos, o garoto leva uma vida sem grandes “sustos” , como ele mesmo fala. Sua mãe, Ednéia Gonçalves, afirma que ele já iniciou a profilaxia desde que a hemofilia foi identificada e, para ela, participar de um momento como o desta segunda-feira tinha muita importância para a família. “Só assim temos a noção da dimensão que há neste trabalho, desde a produção do medicamento até a caixinha verde chegar até nós”, diz a mãe, se referindo ao medicamento Hemo 8R utilizado no tratamento do filho.

Para a Hemobrás, comemorar o Dia Mundial da Hemofilia realizando uma ação como a visita é de grande relevância para todos os envolvidos. Receber os pacientes, assim como as associações possibilita que vejam o trabalho que a empresa realiza para garantir a assistência plena desse medicamento e trazer uma vida normal para as pessoas com hemofilia. “A importância disso se traduz na conscientização. O que a gente está fazendo aqui é uma integração social de alto grau onde a gente está juntando o produtor com a cadeia de utilização”, concluiu Antonio Edson.




Hemobrás participa do Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS 2025

Ouvidor da Hemobrás, Plutarco Reis esteve presente no evento

A Hemobrás marcou presença no Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS (ENOuvSUS2025), realizado em Brasília/DF, de 19 a 21 de março, pela Ouvidoria-Geral do SUS (OuvSUS/MS), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).

No evento, que contou com a participação de municípios, estados e entidades vinculadas ao Ministério da Saúde, foram discutidas as propostas apresentadas nas Oficinas e Seminários Regionais realizados ao longo do ano de 2024 para a construção da Política Nacional de Ouvidorias do SUS (PNO/SUS), do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS (SNO/SUS) e para a organização e fortalecimento da Rede Nacional de Ouvidorias do SUS (RNO/SUS).

Presente no evento, o Ouvidor da Hemobrás, Plutarco Reis, destacou a importância da troca de conhecimentos e experiências para fortalecer a atuação das Ouvidorias no país.




Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão – Posicionamento Público

As empresas signatárias do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais reafirmaram o compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, durante a primeira reunião sobre o tema, realizada no último mês de fevereiro. A Hemobrás foi uma delas. Durante o encontro, foi elaborado um posicionamento público assinado pelas empresas, ressaltando a importância da diversidade nas organizações em um momento de grandes debates sobre o assunto. O texto destaca a diversidade como uma força essencial para as empresas públicas e para a sociedade, promovendo inovação, melhores decisões e desempenho, e enfatiza a necessidade de ações contínuas para assegurar a inclusão e o respeito às diferenças, convidando outras organizações a se engajarem nessa causa.

Confira o posicionamento na íntegra:

Diversidade é potência. As organizações são diversas. A sociedade é diversa. O mundo é diverso. Muitas vezes, o óbvio precisa ser repetido, para reafirmarmos o que realmente importa: diversidade é potência.

Avançar em direção a um ambiente verdadeiramente inclusivo não é uma tarefa fácil. Requer coragem para enfrentar desafios gigantescos.

Os avanços foram obtidos lentamente ao longo dos anos, mediante a atuação do poder público, das empresas e da sociedade. A valorização da diversidade se mostrou eficaz e um diferencial para empresas e organizações que buscam ser mais eficientes, entregar melhores produtos e serviços e tomar melhores decisões.

Para que não ocorram retrocessos, são necessárias políticas, programas e atitudes que sustentem a agenda de diversidade. Estamos muito distantes de um ideal, o que requer não apenas a manutenção das ações existentes, mas também a sua ampliação e aprofundamento, alcançando mais pessoas, conectando pautas, estratégias e agendas.

A pluralidade de pessoas, com características, origens, experiências, crenças e pensamentos diferentes aliada ao respeito e à valorização das diferenças contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Atrai mais gente, retém as pessoas nas instituições, aumenta o engajamento e o senso de propósito de cada uma e cada um que fazem o dia a dia das instituições.

Agir para que cada vez mais pessoas diversas sejam incluídas é agir com integridade. É o certo a ser feito e fazer o certo é, sempre, inegociável. A sociedade brasileira precisa estar representada nas organizações.

Diversidade é potência. Porque é também inovação. Melhora a qualidade e a velocidade das decisões. Potencializa a eficiência, traz novas perspectivas para questões complexas e fortalece a gestão. Diversidade é potência porque é cultura, é estratégia, é desempenho, é engajamento, é valor. Diversidade já se mostrou eficaz e um diferencial para as organizações.

As lideranças das organizações têm papel essencial. Servem de inspiração e são responsáveis por criar e manter uma cultura baseada na inclusão, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de expressar genuinamente a sua identidade, fazer entregas de valor e prosperar.

Líderes devem servir como bons exemplos de comportamento inclusivo. Sendo assim, as organizações precisam selecionar e desenvolver lideranças que pratiquem, em seu dia a dia, o respeito a todos os indivíduos, independentemente de suas características e marcadores sociais, combatendo, dentre outros males, o assédio, a retaliação e a discriminação.

As empresas que compõem o Pacto continuarão sendo guiadas pela valorização da singularidade das pessoas. A contribuição de cada um e cada uma é essencial para que continuemos alcançando os nossos objetivos, individual e coletivamente. Para isso, atuaremos para termos um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, onde todas as pessoas tenham segurança para serem quem são, sendo ouvidas, respeitadas e incentivadas a desenvolverem seu potencial. Diversidade é potência.

Cientes do nosso papel estratégico, reafirmamos nosso inequívoco compromisso com essa agenda nas organizações que compõem o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais Federais, contribuindo para a construção de um país mais justo, inclusivo e sustentável

Seguiremos firmes no cumprimento de compromissos assumidos e na implementação de ações efetivas de valorização das diferenças e de promoção da inclusão de pessoas pertencentes a grupos sub-representados.

As estatais representam cerca de 6% do PIB nacional e empregam mais de 436 mil pessoas. A cadeia de fornecedores é enorme e está presente em todos os estados brasileiros. Esse posicionamento também reforça o nosso compromisso com o Brasil e com a nossa sociedade.

Diversidade é potência. O futuro que queremos não será construído apenas por palavras, mas por ações concretas. É preciso intencionalidade, determinação e muito trabalho. A união de nossos esforços é essencial para vivermos em uma sociedade mais justa, em que o respeito aos direitos humanos seja uma prioridade e o bem comum, uma realidade.

Incentivamos outras organizações, que efetivamente acreditem na sua responsabilidade de permitir que as pessoas desenvolvam todo seu potencial, avaliem a relevância de também emitirem um posicionamento público em defesa da diversidade, da equidade e da inclusão, reafirmando a continuidade de suas iniciativas.

Diversidade é potência. O momento é agora. Vamos fortalecer essa agenda, aprofundá-la e avançar e convidamos a sociedade brasileira e as empresas que aqui atuam a fazerem o mesmo.

As empresas signatárias deste documento são:  Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Autoridade Portuária de Santos (APS), Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB), BB Tecnologia e Serviços (BBTS), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), CAIXA, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Casa da Moeda do Brasil (CMB), Companhia Docas do Ceará (CDC), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Correios, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Gestora de Ativos (EMGEA),  Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), Infra SA, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Serviços de Navegação Aérea (Nav Brasil), Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras).

LEIA MAIS:
Hemobrás participa da 1ª reunião do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais – Portal Hemobrás




Hemobrás publica nova versão da Carta de Serviços aos Usuários

A Hemobrás publicou, nesta quarta-feira (26.02), a nova versão da Carta de Serviços aos Usuários da Hemobrás.

A Carta de Serviços tem por objetivo informar os usuários sobre os serviços prestados pela Hemobrás, as formas de utilização e os canais de comunicação disponíveis.

O documento atende às exigências da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos.

Para acessar a carta de serviços, clique aqui.




Hemobrás participa da 1ª reunião do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais

Integrantes do Comitê de Diversidade e Inclusão da Hemobrás participaram da 1ª reunião do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais, organizada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O encontro aconteceu na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, no dia 10 de fevereiro, e reuniu mais de 60 pessoas de diversas empresas estatais federais.

A reunião teve como objetivo o monitoramento da execução do Plano de Trabalho do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais Federais. A próxima agenda está prevista para março, na sede do Banco do Brasil em Brasília (DF).

“Foi muito relevante a Hemobrás participar dessa agenda, para avançarmos com o alinhamento com as demais estatais, trocarmos experiências e avançarmos juntos na execução dos objetivos e compromissos assumidos quando da assinatura do Pacto. Na reunião foi destacado que as estatais, que representam 6% do PIB nacional, têm um papel muito importante na promoção da diversidade, que contribui para que as organizações ganhem em eficiência, inovação e sustentabilidade, além de ser uma questão de justiça, ao melhorar a representatividade da sociedade brasileira nos diversos espaços”.




Representantes da Caixa Econômica Federal visitam a Hemobrás

Visita da equipe da CEF à Hemobrás visou estreitar parceria entre as empresas

Três representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) visitaram a fábrica da Hemobrás na última semana, com intuito de conhecer a unidade em Goiana-PE e fortalecer os laços entre as duas empresas estatais federais.

Estiveram presentes na visita o Superintende Nacional do Corporativo da CEF, Ronny Peterson da Costa, o Superintendente na Superintendência Norte/ Nordeste, Leonardo Dias de Oliveira, e o Gerente de Clientes e Negócios do Corporativo da Caixa Econômica, Derikson Carvalho dos Santos. Os visitantes foram acompanhados pelo diretor de Administração e Finanças, André Pinho, e pelo Gerente de Administração, Gustavo Simoni.

Para Gustavo Simoni, esta foi uma oportunidade de estreitar parcerias já existentes entre ambas.
“A Hemobrás e a Caixa Econômica Federal já têm um relacionamento de longo tempo, nós utilizamos diversos produtos e convênios da empresa, como a oportunidade de financiamento imobiliário e consignado com condições diferenciadas para os nossos empregados. Mas eles nunca tinha visitado e esta foi uma oportunidade de conhecerem um pouco mais a Hemobrás, os nossos produtos, e fortalecer esta parceria”, detalhou.




Empossado novo conselheiro fiscal da Hemobrás

Elton Bandeia de Melo (centro) é um dos representantes do Ministério da Saúde dentro do Conselho Fiscal.

O novo membro do Conselho Fiscal da Hemobrás, Elton Bernardo Bandeira de Melo, tomou posse nesta segunda-feira (17.02), durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Fiscal. O representante do Ministério da Saúde foi empossado para um mandato de dois anos pelo Presidente Substituto da Hemobrás, Antônio Edson de Lucena, e pelo Diretor de Administração e Finanças, André Pinho.

Estiveram presentes também na reunião de posse o presidente do Conselho, Leandro Pinheiro Safatle e o conselheiro Daniel Mário Alves de Paula.

Diretores da Hemobrás e representantes do Conselho Fiscal marcaram presença na posse do novo conselheiro.

Elton Bandeira de Melo atualmente ocupa o cargo de secretário executivo adjunto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. É doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em Ciência da Computação e graduado em Engenharia Elétrica, ambos pela UFPE. É ainda Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

 




Hemobrás recebe visita técnica de consultores da CGSH/MS

Equipe da CGSH, do Ministério da Saúde, conheceu o parque tecnológico da Hemobrás

Representantes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH), unidade do Ministério da Saúde (MS), estiveram em Goiana-PE no início dessa semana (dias 03 e 04.02) para realizar visita técnica às instalações da Hemobrás e conhecer os equipamentos disponíveis no parque tecnológico utilizado pela fábrica.

Acompanhados pelo chefe do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede, Frederico Monteiro, o grupo de trabalho formado pelos técnicos Bárbara Simões, Celso Martinez e Cícero Souza, visitou os blocos B01 (triagem), B02 (fracionamento), B04 (embalagem), B05 (armazém) e B06 (controle da qualidade).

A ideia foi conhecer novas possibilidades de equipamentos a serem adquiridos para os serviços de hemoterapia na busca por ampliar o volume de plasma enviado à Hemobrás. A proposta faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que investirá na aquisição de equipamentos a serem utilizados para renovar e ampliar a cadeia de frio dos serviços de hemoterapia brasileiros.

Investimentos do PAC serão utilizados para renovar e ampliar os serviços de hemoterapia do país.

A consultora técnica da Coordenação de Sangue, Bárbara Simões, destacou a importância deste alinhamento entre os serviços fornecedores de plasma e a Hemobrás. “O convite feito pela Hemobrás tem uma relevância importante dentro deste processo de investimento do Ministério da Saúde com recursos do PAC para hemorrede, o fortalecimento do recolhimento do plasma para que de fato a empresa possa cada vez mais avançar na disponibilização dos medicamentos derivados do plasma humano”, afirmou.

Para Frederico Monteiro, este é um passo importante na qualificação e no fortalecimento dos serviços de hemoterapia que fornecem o plasma excedente do uso transfusional à Hemobrás. “Essa visita contribuiu muito para o sucesso desse projeto e para que a gente possa alcançar, então, a autossuficiência na produção dos medicamentos hemoderivados destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, reforçou.




Hemobrás e ABBS discutem parcerias para fortalecer entregas ao SUS

 A presidente da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), Ana Paula Menezes, se reuniu nesta terça-feira (21/01/2025) com o novo presidente e membros da Associação Brasileira de Bancos de Sangue (ABBS), entidade que reúne os serviços de hemoterapia do setor privado. A pauta do encontro institucional teve, além da apresentação do novo presidente, Rafael Luzzi, uma discussão sobre a formação de parcerias estratégicas visando à ampliação da capacidade de entregas de medicamentos hemoderivados ao Sistema Único de Saúde (SUS).  

Também estiveram presentes à reunião, que aconteceu no Escritório Operacional da estatal, no Recife, a chefe de Gabinete, Adelaide Caldas, a gerente de Produtos e Suprimentos Farmacêuticos, Melissa Papaléo, o chefe do Serviço de relacionamento com a Hemorrede, Frederico Monteiro, e o procurador geral, Caio Sousa, pela Hemobrás, o vice-presidente, Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida, e os associados Ricardo Abreu, Eduardo Ferro de Carvalho e Carlos Henrique Big Delmonaco, pela ABBS.