Hemobrás
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
Expand...
Expand...Expand...Expand...Expand...Expand...
25.11.2021

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado pela Hemobrás

Sangue. Líquido viscoso e vermelho que percorre todo o nosso corpo. No sentido mais literal da palavra, nos mantém vivos. E é dele que vem o plasma, matéria-prima dos trabalhos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que carrega consigo a responsabilidade social de dar melhores condições de saúde aos pacientes do Sistema Único de Saúde. E nesse 25 de novembro, mais do que nunca, enquanto indústria farmacêutica, a Hemobrás destaca a importância de quem faz parte desta cadeia produtiva desde o início, sendo a fonte e a salvação de milhares de pessoas: o doador de sangue.

>> Entenda como funciona a exportação de plasma para beneficiamento feita pela Hemobrás

A data não foi escolhida aleatoriamente. Diante do cenário de festas de fim de ano e férias, a tendência é que o número de doadores caia drasticamente. Por isso, viu-se a necessidade de dar destaque ao ato e homenagear quem está disposto a fazê-lo, alertando, também, para quem não tem ciência do quão importante ele pode ser. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população doa sangue.   

Diferente do que muitos podem pensar, o processo é indolor e seguro. Contudo, existem alguns critérios que podem impossibilitar a doação, como peso abaixo ou acima do recomendado, ter entre 16 e 69 anos, gozar de boa saúde e não estar em jejum. São cerca de 15 minutos que podem mudar completamente a vida de alguém.

Diogo Barboza, integrante do corpo funcional da Hemobrás, é doador de sangue há cerca de 5 anos e garante que se sente muito bem a cada vez que finaliza uma doação.  “O resultado final faz valer muito a pena. Doar me faz bem”, afirma.

 

Confira a série que está disponível no Instagram da Hemobrás em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

Quais critérios devo atender para ser um doador? 

Como é feita a doação?

O que acontece após a doação?

Quem se beneficiará com o sangue doado?

 

Sac hemobrás: 0800 280 0477 - © Copyright Hemobrás 2015. Todos os Direitos Reservados
Clique para listar as tarefas