Hemobrás
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
Expand...Expand...Expand...Expand...Expand...Expand...
17.06.2019

Dia Mundial do Doador de Sangue

A Hemobrás agradece às pessoas doadoras de sangue pela solidariedade com o outro, papel fundamental que possibilita salvar vidas. O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14.06 e durante todo o mês a cada ano, campanhas como as realizadas nas redes sociais pela Hemobrás, pelo Ministério da Saúde e hemocentros do país, servem para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue para garantir que todos os indivíduos tenham acesso aos produtos sanguíneos como parte integral da saúde universal.

Pessoas saudáveis, entre 16 e 69 anos, podem ser potenciais doadores de sangue. O doador não deve estar em jejum, pelo contrário, deve estar alimentado e descansado, evitando alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação. A doação de sangue ocorre de forma rápida e pode ser realizada até quatro vezes ao ano no caso dos homens e até três para as mulheres e cada doador voluntário precisa ser um agente multiplicador de informações na sociedade. Uma única unidade de bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro vidas.

Vale ressaltar que das bolsas de sangue doadas nos hemocentros são extraídos alguns componentes, sendo um deles o plasma, utilizado para a produção de medicamentos hemoderivados como a Albumina, Complexo Protrombínico, Fator VIII e IX da coagulação, Fator de von Willebrand e Imunoglobulina. Medicamentos que são essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências genéticas, cirrose, câncer, Aids, queimaduras, entre outras doenças.

#sejadoadordesangue!

Sac hemobrás: 0800 280 0477 - © Copyright Hemobrás 2015. Todos os Direitos Reservados
Clique para listar as tarefas