Hemobrás
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
Expand...Expand...Expand...Expand...Expand...Expand...
08.10.2021

Ministério da Saúde e Conasems reúnem-se na Hemobrás

Aconteceu nesta última quinta-feira (07.10) uma visita de representantes do Ministério da Saúde e Conasems ao complexo fabril da Hemobrás, em Goiana (PE) com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião, que iniciou pela manhã e seguiu até o período vespertino, teve como principal objetivo discutir estratégias de apoio à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, enquanto estatal e maior no segmento na América Latina. 

 

A recepção e reunião conduzida pelos diretores, Oswaldo Castilho, Antonio Edson e integrantes da Hemobrás, aconteceu na sala de reunião do bloco B04, onde é feito o envase dos produtos e rotulagem das embalagens. No local, foram recebidos o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde (MS), Alessandro Vasconcelos, que também é médico oncologista; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conansems), Wilames Bezerra; e acompanhando o secretário do MS, Reginaldo Ramos, diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa(DGIP), Luciana Souza, coordenadora-Geral de Articulação Intersetorial na Atenção Especializada, Alberto C. L. Souza, Luana Vasconcelos. Além de Maurício Ottoni, coordenador-Geral de Fortalecimento dos Instrumentos de Plano; Rafael Ladeira, coordenador-Geral de Articulação Tripartite; Ana Cristina Cerqueira, superintendente do Ministério da Saúde no Pernambuco, acompanhada da coordenadora Roberta Amorim. 

 

Após uma reunião estratégica onde foram debatidos os processos industriais da Hemobrás e a importância dela enquanto indústria farmacêutica brasileira, ocorreu, de fato, a visita aos blocos que fazem parte do desenvolvimento dos medicamentos. Além do B04 e B03, unidade responsável pela liofilização, os representantes dos órgãos foram ao B02, bloco que cuida do fracionamento do plasma em medicamentos; ao B01, que realiza a recepção, triagem e estocagem do plasma; e ao B05, que comporta o almoxarifado dos medicamentos. Em todos, eles tiveram a oportunidade de conferir a estrutura da fábrica e puderam checar as máquinas industriais que já estão nas instalações, esclarecendo dúvidas que foram surgindo ao longo do dia.  Por fim, retornaram à área de convivência no B04 para agendamento de tratativas futuras e encerramento do encontro.

 

Após a visita, em depoimento, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde contou as impressões que teve sobre a estatal. “A Hemobrás é um projeto muito importante para o país do ponto de vista estratégico e de segurança nacional. Ela possibilita que possamos, em breve, sermos autossuficientes em vários hemoderivados, como a Imunoglobulina”, afirmou Alessandro.

Sac hemobrás: 0800 280 0477 - © Copyright Hemobrás 2015. Todos os Direitos Reservados
Clique para listar as tarefas