Ampliado em 15% o total de serviços de hemoterapia que serão auditados este ano
Notícia publicada em: 04.04.2011
Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do plasma sanguíneo destinado à produção de medicamentos para pessoas vítimas de hemofilia, cirrose, aids, câncer, deficiências imunológicas e outras doenças autoimunes e infecciosas graves, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) ampliará em 15% o número de auditorias que realizará em serviços de hemoterapia do Brasil. Serão 110 estabelecimentos – 15 a mais que em 2010 – em 18 estados de Norte a Sul do País. Pela primeira vez, a equipe da Hemobrás estará à frente de todas as revisitas técnicas, e não só acompanhando os técnicos do Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB), até então responsáveis pelos procedimentos.
Das 110 auditorias, 81 serão revisitas a serviços de hemoterapia, postos de coleta e laboratórios de análises sorológicas, imunohematológicas e de controle de qualidade auditados anteriormente, para verificar a manutenção das conformidades. De janeiro a março deste ano, já foram realizadas 17, todas sob o comando da Hemobrás, seguindo os critérios determinados pela legislação vigente – acompanhar todas as etapas relacionadas ao ciclo do sangue, focando os pontos críticos dos setores comprometidos com o processo de obtenção e manuseio do plasma, para em seguida emitir relatórios indicado as conformidades e as não conformidades.
Em abril, serão contemplados o Hemocentro do Amazonas (Hemoam); o Hemocentro de Belo Horizonte e os núcleos regionais de Divinópolis e de Sete Lagoas, em Minas Gerais; os hemocentros do Piauí (Hemopi), Pernambuco (Hemope) e Sergipe (Hemose); os hemocentros de Campinas e São José do Rio Preto, em São Paulo, e os hemocentros regionais de Uberlândia, Uberaba e Governador Valadares, em Minas Gerais. O calendário de auditorias começou em 2007, sob responsabilidade do LFB. Em 2010, a equipe da Hemobrás acompanhou 20 das 95 que foram realizadas. Com isso, cumpriu a primeira das quatro etapas do processo de transferência de tecnologia junto ao LFB e duas profissionais foram habilitadas a auditar, a partir de então, os hemocentros. Apenas os novos serviços, que serão auditados pela primeira vez, continuarão sendo realizadas pelo LFB.
De acordo com a gerente de Controle de Qualidade da Hemobrás, a médica Adriana Parodi, iniciativas como estas são importantes porque a fábrica de hemoderivados da empresa, em construção em Goiana-PE, entrará em operação em 2014. Até lá, faz-se necessária uma melhoria da qualidade e da quantidade do plasma nacional para a produção de medicamentos, tendo em vista que a planta industrial terá capacidade para beneficiar, por ano, 500 mil litros de plasma. Atualmente, o plasma brasileiro é enviado para ser processado em hemoderivados na França, cujo contrato prevê o envio de 150 mil litros de plasma ao ano.
Na primeira fase de auditorias, a Hemobrás detectou a necessidade de investir na infraestrutura de alguns serviços de hemoterapia. Para isso, firmou convênio com o Ministério da Saúde para a aquisição de equipamentos para congelamento, monitoramento e armazenamento do plasma. Entre os já entregues, estão 15 freezers verticais a -30º C para armazenamento de plasma e 38 blast freezers (freezer para rápido congelamento do plasma), e 25 sistemas de monitoramento da cadeia do frio, que estão em processo de instalação.
Cronograma de auditorias previstas para o mês de abril:
5 e 6/4 – Hemocentro do Amazonas (Hemoam)
5/4 – Hemocentro de Belo Horizonte, em Minas Gerais
7/4 – Núcleo Regional de Divinópolis, em Minas Gerais
8/4 – Núcleo Regional de Sete Lagoas, em Minas Gerais
14/4 – Hemocentro do Piauí (Hemopi)
14/4 – Hemocentro de Pernambuco (Hemope)
18/4 – Hemocentro de Sergipe (Hemose)
26 e 27/4 – Hemocentro de Campinas, em São Paulo
26/4 – Hemocentro Regional de Uberlândia, em Minas Gerais
27/4 – Hemocentro Regional de Uberaba, em Minas Gerais
28/4 – Hemocentro Regional de Governador Valadares, em Minas Gerais
28 e 29/4 – Hemocentro de São José do Rio Preto