Começa montagem dos transelevadores no interior da câmara fria
Notícia publicada em: 03.10.2011
Teve início, na manhã do dia 6/9, a montagem dos transelevadores no interior da câmara fria da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em construção em Goiana-PE. Os equipamentos, semelhantes a empilhadeiras, só que 100% automatizados, serão responsáveis por todo o manuseio do plasma no local, que funcionará a -35°C. É lá onde toda a matéria-prima ficará armazenada antes de ser transformada em medicamentos. Paralelamente a isso, estão sendo instalados os trilhos, por onde os transelevadores se movimentarão, e os evaporadores de amônia de refrigeração, gás que circulará nas tubulações para baixar a temperatura dos ambientes do bloco B-01.
Para a instalação dos transelevadores, foram utilizados três guinchos; um para destelhar parte da cobertura de B-01 e estruturas metálicas da câmara fria, para abrir passagem; outro para montar os transelevadores, e o terceiro, para a colocação dos evaporadores de amônia. Ainda em B-01, estão sendo finalizadas a colocação das placas de poliuretano nas paredes da câmara fria, bem como do piso de mesmo material nas salas classificadas (salas limpas). A previsão é que este bloco, um dos mais importantes desta primeira etapa da obra, seja inaugurado neste segundo semestre, após uma fase de calibrações e validações.
Também fazem parte desta fase os blocos B-14, com um reservatório enterrado com capacidade para 450 mil litros de água, e o B-17, que armazenará os geradores de energia; ambos com a parte civil concluída. Neste momento, B-14 falta apenas ser parcialmente aterrado, devendo ser inaugurado na mesma época que B-01. Em B-17 ainda serão instalados os grupos geradores de energia (em fase inicial de licitação) e, em seguida, a interligação dos equipamentos com a rede.
SEGUNDA FASE – Na segunda etapa da obra, que integra 12 dos 19 blocos da fábrica, já há movimentação em nove destes prédios. Os blocos B-03 (destinado ao envase e liofilização dos medicamentos), B-04 (onde ocorrerá o empacotamento dos produtos), B-05 (estocagem dos produtos acabados e almoxarifado) e B-06 (laboratório de controle de qualidade) estão em fase de fundação – já foi finalizada a colocação das estacas periféricas e agora estão sendo feitas as centrais. Já o B-10 (caldeiras para a produção de vapor), B-11 (estocagem dos produtos químicos), B-16 (estocagem de etanol), B-18 (subestação elétrica de 69kV) e B-19 (painéis elétricos e transformadores) já tiveram as áreas demarcadas. No bloco B-02, considerado o coração da planta industrial, onde ocorrerá o fracionamento do plasma, transformando-o em medicamento, vai começar a escavação na próxima semana.
Confira abaixo as fotos mais recentes da obra: