1

Interatividade com participantes dinamiza atividades da II Oficina da Hemobrás

Interatividade com participantes dinamiza atividades da II Oficina da Hemobrás

Notícia publicada em: 06.09.2011

Os palestrantes da II Oficina da Hemobrás – Gestão da Qualidade no Serviço de Hemoterapia contaram com um recurso tecnológico como aliado: um dispositivo eletrônico promoveu a interação permanente com os representantes dos serviços de hemoterapia e dinamizou a explanação dos temas como gestão de pessoas, auditorias internas e erros e não conformidades. Com o pequeno teclado, os participantes responderam, ao longo das explanações, perguntas de múltipla escolha sobre os temas das palestras. Os resultados da consulta eram expostos para o público após alguns minutos e serviam de pontos para discussão e aprofundamento dos temas ao longo das palestras.

“Quando resolvemos usar o sistema interativo pretendíamos estabelecer um mecanismo dinâmico que identificasse se as pessoas estavam compreendendo o conteúdo ministrado, pois a maioria não está familiarizada com os procedimentos da área da qualidade”, explicou Adriana Parodi, coordenadora do evento e gerente de Controle da Qualidade da Hemobrás. A inovação foi bem recebida pelos participantes.

Para Amália Maria, que atua na divisão de produção do hemocentro do Paraná (Hemepar), o mecanismo ajudou na absorção do conteúdo. “Nunca havia participado de evento com esse mecanismo de interatividade durante as palestras. Com ele pudemos participar ativamente e ter as respostas de forma imediata, o que nos proporcionou entender melhor o contexto do que estava sendo exposto”, comentou. Magda Batista, do hemocentro de São José do Rio Preto (SP), também gostou de usar o sistema. “É uma forma de saberem a opinião de todos os participantes e usar a informação para nivelar o conhecimento”, observou.

O dispositivo também foi usado para medir o conhecimento geral dos participantes sobre gestão da qualidade na abertura e será usado no encerramento do evento.

GRUPOS – No segundo dia da II Oficina da Hemobrás – Gestão da Qualidade no Serviço de Hemoterapia os 172 participantes foram divididos em oito grupos para trocar experiência e aprofundar as discussões sobre os temas das palestras ministradas durante o evento. Os resultados dos debates foram apresentados para o grande grupo, na plenária que encerrou o segundo dia do evento.