Notícia publicada em: 04.10.2013
A segunda reunião do Comitê Técnico-Científico da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), realizada na última sexta-feira (6/9), em São Paulo, teve como destaque o estreitamente dos laços entre a estatal e o Instituto Butantan. Com a presença dos presidentes das entidades, Romulo Maciel Filho e Jorge Kalil, respectivamente, foi detalhada uma proposta de parceria para potencializar a produção nacional de hemoderivados.
“Para conseguirmos a autonomia que desejamos nessa área, precisamos de parceiros que contribuam com as nossas pesquisas e ações. Tenho certeza que essa Parceria pelo Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Butantan vai somar em nosso trabalho, beneficiando a saúde do povo brasileiro”, enfatizou o presidente da Hemobrás.
Ainda durante o encontro, foram repassadas informações sobre o andamento das obras da fábrica da Hemobrás, que está sendo erguida no município de Goiana, Zona da Mata Norte pernambucana; sobre os processos de transferência de tecnologia com o Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB) e Baxter; e sobre o encontro internacional de produtores públicos de hemoderivados das Américas, ocorrido no final do mês de agosto, no Recife.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e médico do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (PE), Luiz Gonzaga dos Santos, que é um dos integrantes do comitê, aproveitou a oportunidade para apresentar sugestões de como se aumentar a quantidade e qualidade do plasma de uso industrial.
BUTANTAN – Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por 51 % de vacinas e 56% de soros para uso profilático e curativo do país. A entidade desenvolve estudos e pesquisas relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública nas áreas de Biologia, Biomedicina, Farmacologia e Biotecnologia, além de realizar missões científicas no Brasil e no exterior através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Unicef e ONU.
COMITÊ – O Comitê Técnico-Científico da Hemobrás, instituído no mês de junho, atua como órgão consultivo da Diretoria Executiva da estatal, no que diz respeito a atividades científicas, tecnológicas e a modelos de gestão inovadores. O objetivo é incorporar um novo olhar às discussões de questões estratégicas visando à adoção das melhores práticas de governança corporativa.
Além do doutor Luiz Gonzaga, fazem parte do Comitê Técnico-Científico o diretor geral do Hospital do Coração de São Paulo, o cardiologista e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene; o presidente do Conselho Político e Estratégico do Instituto de Tecnologia em Imunológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Akira Homma; e o secretário de Saúde de Campinas (SP) e presidente da Associação Brasileira de Hemoterapia e Hematologia (ABHH), Cármino Antônio de Souza.