Responsabilidade Ambiental
- Home
- Transparência
- Perguntas Frequentes
- Responsabilidade Ambiental
Nós somos a hemobrás
Responsabilidade Socioambiental
A Hemobrás tem a preocupação de construir uma cultura de Gestão Socioambiental dentro e fora da empresa com os seus stakeholders. Com essa política, a estatal procura articular os interesses da empresa e do seu corpo funcional com as necessidades dos parceiros e as potencialidades da comunidade do entorno e seu respectivo território onde está sendo construída a unidade fabril. A adoção da responsabilidade socioambiental configura uma estratégia de gestão que enfatiza o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.
Nesse contexto, em 2010, a Hemobrás fez adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa), um instrumento que resultou da articulação do Instituto Ethos, em parceria com a Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global/ONU. A ação está baseada, entre outros documentos, na Convenção da ONU contra a Corrupção, aprovada no Brasil pelo Congresso Nacional, em maio de 2005, e promulgada no País com força de lei, em 31 de janeiro de 2006; e no Décimo Princípio de Anticorrupção do Global Compact.
Análise Participativa da Realidade Socioambiental de Goiana-PE
Em 2011/2012, a Hemobrás lançou um projeto inovador de mapeamento da realidade socioambiental do município de Goiana-PE, onde está sendo construída a fábrica de hemoderivados e biofármacos, em parceria com o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. O trabalho ainda contemplou um levantamento dos arranjos socioprodutivos do entorno da sua unidade fabril, realizado por consultores da ONG Ideia. Estas iniciativas objetivaram identificar, de forma participativa junto às organizações sociais e aos poderes públicos, as potencialidades do município, contribuindo para a priorização de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região da Mata Norte de Pernambuco. Os dados coletados apontam danos a serem evitados, como crescimento da violência contra jovens, aumento do consumo de drogas, exploração sexual, alto índice de analfabetismo em áreas rurais, alto percentual de dependência econômica em programas sociais federais, estagnação viária e favelização.
Em 28 de maio de 2013, a Hemobrás realizou o Seminário “Goiana e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável: análise participativa da realidade socioambiental do município”, com a apresentação dos resultados da pesquisa socioambiental para a população em geral, participantes das pesquisas, organizações sociais, poder público e empresas privadas, e o lançamento das versões em CD: “Análise participativa da realidade socioambiental de Goiana” e Arte e cultura, pesca artesanal e agricultura familiar: análise participativa com grupos socioprodutivos do município de Goiana-PE”.
Agenda Ambiental
Desde 2013, a Hemobrás vem construindo sua Agenda Ambiental embasada no programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, e ampliada com a proposta do Programa Esplanada Sustentável, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Com a adaptação desses dois programas para a realidade da Hemobrás, a empresa tem como objetivo incorporar os critérios de gestão socioambiental nas suas práticas cotidianas.
A Agenda Ambiental da Hemobrás já realizou o diagnóstico ambiental e tem como eixos de ação:
- (i) o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, diminuindo o impacto das suas atividades, sejam elas produtivas ou administrativas;
- (ii) a gestão adequada dos resíduos gerados nas atividades da empresa, incorporando o conceito de minimizar a geração e a produção mais limpa;
- (iii) as compras sustentáveis, que são um ponto estratégico para o desenvolvimento da cadeia de valor;
- (iv) a qualidade de vida no trabalho, envolvendo a capacitação do corpo funcional;
- (v) e licitações sustentáveis.