Notícia publicada em: 18.09.2020
Foi partindo da premissa de que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado que, em 1988, por meio da Constituição Federal, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). Um programa universal e gratuito, que atende em todo o território nacional, nas mais diversas instâncias da saúde pública, sem qualquer distinção de raça, gênero, idade ou classe social.
Neste 19 de setembro são completos 30 anos da sanção da Lei 8.080/1990, que instituiu, de fato, o SUS. Os serviços ofertados pelo sistema são dos mais variados e englobam a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. É nesta última, quando falamos de área farmacêutica, que a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) passa a caminhar lado a lado com esta grande rede que é o SUS.
Seguindo as legislações que versavam sobre a destinação do plasma excedente de doações e percebendo a oportunidade de reduzir custos na oferta de tratamentos, bem como o fortalecimento da soberania nacional no setor de medicamentos advindos do sangue, surgiu a Hemobrás, empresa vinculada ao Ministério da Saúde, que tem como missão pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para atender prioritariamente aos pacientes do SUS.
Nesta data, a Hemobrás reitera seu compromisso com os brasileiros e com a fortificação do SUS, enquanto segue entregando qualidade de vida por meio dos medicamentos que distribui. O trabalho tanto da empresa quanto do sistema é de suma importância e muda a vida de pessoas como Igor Nascimento, de 11 anos, portador de hemofilia tipo A grave. Para a mãe dele, ter o tratamento disponível é um alívio. “Por ser gratuito, dá acesso não só a ele como a todos os hemofílicos. Nós temos remédios de qualidade, disponíveis todos os meses. Meu filho faz profilaxia há 10 anos e nunca nos faltou medicamento”, comenta Adriana Nascimento.
Histórias como esta incentivam ainda mais o trabalho de todas as equipes que fazem a Hemobrás e trabalham, também, pela saúde pública. Nosso orgulho é levar até você medicamentos que se traduzem em qualidade de vida.
Confira no vídeo parte do processo de distribuição de medicamentos. Da Hemobrás para o SUS, do SUS para você.