Nesta segunda-feira (09/05/2022), chegou ao Brasil, no aeroporto de Guarulhos/SP, o recebimento de 13.319 frascos de Imunoglobulina Humana 5%, fabricado com plasma brasileiro e registrado com a marca da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). O medicamento é um dos hemoderivados mais consumidos no mundo, a ser distribuído ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela Coordenação de Armazenamento e Distribuição (COADI) do Ministério da Saúde.
A Hemobrás ressalta a importância da Imunoglobulina em um cenário nacional de escassez deste essencial hemoderivado, para utilização no tratamento de pacientes com patologias que requerem reposição de anticorpos para ajudar a fornecer proteção contra infecções, incluindo a Covid-19, bem como para o tratamento de algumas doenças autoimunes (doenças em que o sistema imunológico está hiperativo).
Também foi entregue à COADI/MS, em 29/04/2022, 15.600 de frascos do Fator IX plasmático, indicado no tratamento da pessoa com hemofilia B, que foram completamente distribuídos ao SUS. Nesse contexto, a Hemobrás cumpre um calendário de recebimento de hemoderivados, contribuindo, dessa forma, com o progresso na caminhada para a promoção da autossuficiência produtiva nacional desses medicamentos, tendo o objetivo de atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Trata-se da retomada da gestão do plasma, de competência da Hemobrás, que abrange desde as auditorias realizadas nos hemocentros brasileiros para a qualificação do plasma, consequentemente da Hemorrede nacional, até a produção dos medicamentos e distribuição ao SUS.
Comentários (2)
Maria Sueli Romeiro de Castro
14/05/2022Muito bom saber que a imunoglobulina poderá ser produzida no Brasil, tenho diagnóstico de uma doença rara e preciso tomar a cada 21 dias. Que ótima notícia!!!
Raquel
14/05/2022Maravilhosa essa notícia sobre a imunoglobulina de uma empresa brasileira. Sofro de hipogamaglobulinemia. E espero que essa medicação não ofereça reações como a que tenho tomado.