Em mais um passo rumo à nacionalização das etapas de produção dos medicamentos hemoderivados e recombinantes, a Hemobrás recebeu uma nova visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS), que vieram acompanhar o andamento dos projetos da empresa que possuem contratos de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
Durante dois dias, a equipe formada por três técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), uma das secretarias executivas do MS, passou por todos as áreas produtivas da empresa, em Goiana-PE: os pisos do bloco ligado à fábrica de recombinantes e os blocos de triagem do plasma, fracionamento, envase e armazenamento dos medicamentos, além dos blocos de controle da qualidade e embalagem, compartilhados pelas duas fábricas.
“Em todas as áreas eles puderam ter uma explicação realizada pelos responsáveis, detalhando o estado das instalações e as operações de rotina que ocorrerão em cada uma delas”, explicou o gerente do Projeto Buriti e guia da comitiva durante a visita, Christiano Madruga.
O diretor de Desenvolvimento Industrial, Antônio Edson de Lucena, que também participou das atividades, ressaltou o entusiasmo demonstrado pelos técnicos do MS com o estágio atual dos projetos Buriti e Hemoderivados.
“Eles saíram muito satisfeitos com o andamento das obras, dos sistemas de produção sendo instalados, das qualificações de pessoal e de equipamentos, tudo em curso, documentado. Foi uma interação muito boa por parte dos auditores e dos nossos técnicos. Outro ponto que foi muito positivo foi o andamento da fábrica de hemoderivados, que surpreendeu a todos. Ficamos todos muito satisfeitos com o andamento da implantação da tecnologia”, comentou.