Notícia publicada em: 29.09.2010
O Conselho de Administração (CA) da Hemobrás conta agora com um novo integrante: o secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio, que representará o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele tomou posse na manhã de hoje (29/9) na Hemobrás-Recife, com a presença do presidente do CA, José Agenor Álvares da Silva, e do presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho. A designação de Amâncio já foi publicada em decreto no Diario Oficial da União e o prazo de gestão é de três anos.
“Sinto-me honrado em fazer parte do Conselho de Administração da Hemobrás pela importância que ela tem para a Saúde Pública brasileira, especialmente para Política Nacional do Sangue. Sempre levarei ao Conass as questões que se referem aos projetos da empresa”, declarou Amâncio. O secretário ressaltou, ainda, que sua proximidade com a empresa vai facilitar o processo de interlocução com os secretários de Saúde de todos os estados brasileiros.
Para José Agenor Álvares da Silva, o ingresso de Frederico Amâncio traz para o conselho a visão dos estados na demanda por produtos hemoderivados. “Além de representar o Conass, instância importante do Sistema Único de Saúde, ele acumula a função de Secretário de Saúde de Pernambuco, trazendo uma visão um pouco mais engajada do estado numa fábrica que é nacional, tem capital majoritário da União e, por ter um caráter intensivo de tecnologia, será importante para o desenvolvimento de Pernambuco e da região”, comentou.
Fred Amâncio é formado em Administração de Empresas, pela Universidade de Pernambuco, e em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1995, foi aprovado em concurso para auditor fiscal do Tesouro Estadual, lotado na Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Em julho de 2008, integrou a equipe responsável pela aplicação de um novo modelo de gestão na saúde pública do Estado. Em dezembro daquele ano, assumiu o cargo de secretário-executivo de Coordenação-Geral da Secretaria Estadual de Saúde. Em 31 de março de 2010, assumiu o comando da Secretaria Estadual de Saúde.