Notícia publicada em: 03.02.2016
A Hemobrás também se engajou no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, do Governo Federal. A ação repercutiu no corpo funcional da empresa com a sensibilização para combater o mosquito no ambiente de trabalho e nas residências. Nas conscientizações realizadas, foram debatidas formas de evitar a reprodução do Aedes, bem como dicas para repelir o inseto. O parque fabril, localizado em Goiana (PE), passou, ainda, por uma vistoria da Vigilância Epidemiológica da cidade onde foram localizados pontos de risco para proliferação do Aedes.
Na sexta-feira (29.01), foi realizada a palestra “Proposta de enfretamento ao Aedes Aegypti”, facilitada pelas empregadas Laura Castanheira e Gabriela Locatelli, da Assessoria de Assuntos Regulatórios. O evento aconteceu na sede, em Brasília, com videoconferência para as/os empregadas/os do Escritório Operacional do Recife.
Nesta quarta-feira (03.02), foi a vez do parque fabril ter a palestra de conscientização para enfretamento ao mosquito, ministrada pela assessora de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Ana Carolina Siedschlag, além da participação de agentes de endemias do município, que fizeram, ainda, uma vistoria em todo terreno da estatal para identificar possíveis focos do Aedes. O trabalho da Vigilância foi acompanhado pelas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Ambiental a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e representantes do consórcio responsável pela construção da fábrica.
O Plano
O Governo Federal criou o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde e Casa Civil, mas o envolvimento dos órgãos, empresas públicas. O objetivo é reduzir o índice de infestação por Aedes aegypti para menos que 1% nos municípios brasileiros, para diminuir o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito.