Notícia publicada em: 04.05.2018
Com o tema “Hemobrás: ‘Medicamentos que se traduzem em vida’”, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia foi tema de um colóquio no III Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco. A empresa foi representada pelo Especialista em Plasma, Hemoderivados e Biotecnologia Frederico Monteiro, e pela Analista Industrial em HB Narayanna Dantas. A explanação aconteceu no auditório Clécio Lemos, no Campus Benfica da UPE, às 10h45 desta quinta-feira (03.05).
“Foi uma grata surpresa. Um colóquio muito interessante e envolveu a plateia. Foi bem debatido pelos presentes”, comemorou Carlos Melo, presidente do Simpósio.
No colóquio, também esteve presente o João Pedro, de 17 anos, que tem hemofilia tipo A e usuário do medicamento fator VIII de coagulação recombinante, distribuído pela Hemobrás aos hemocentros. João falou sobre o uso profilático do medicamento na sua qualidade de vida. Tuane Dias, mãe do jovem, ressaltou a importância dos cuidados com a conservação da temperatura do medicamento, que deve ser mantido refrigerado, mesmo em casa.
Esta é a segunda vez que a estatal participa do simpósio. Ano passado, a empresa também foi convidada a estar presente e debater as atividades desenvolvidas para a saúde pública brasileira. “A gente vem com a parceria de longa data.“Numa dinâmica como essa, é muito importante para inspirar outras empresas a fazer apresentação sobre o trabalho desenvolvido”, afirmou a Coordenadora do evento, Paula Loureiro.
O Simpósio
Este ano, versando sobre “Boas práticas em Saúde”, contou ainda com a participação de Gustavo Trindade Henrique Filho, Superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, Michael Medeiros, Gestor de Projetos, Desenvolvimento Institucional e Sustentabilidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/São Paulo, Enfermeira Fábia Lima, Terapeuta ocupacional Thaís Gonçalo; Fisioterapeuta Juliana Paulino, Dr. Alexandre Matos – HUOC/PROCAPE/UPE, entre outros especialistas na área de saúde.
Confira as Fotos: