Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem Hemo-8r para tratamento da hemofilia
Notícia publicada em: 06.09.2019
O fornecimento do Fator VIII recombinante¹ ou Hemo-8r, como é conhecido, representa um salto significativo no tratamento das pessoas com hemofilia. Antes, sujeitas a tratamentos apenas sob demanda ou quando necessário. Atualmente, os portadores da coagulopatia podem ter uma qualidade de vida melhor com o tratamento profilático.
No período de janeiro a agosto deste ano, a Hemobrás forneceu aos hemocentros, centros de saúde e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, 799 mil frascos de Hemo-8r, correspondente a 920 milhões de UI², em cumprimento a pauta definida pelo Ministério da Saúde.
A hemofilia é causada pela falta de proteínas específicas no sangue, que são responsáveis pelo processo de coagulação – o fator VIII, no caso do tipo A. Os sintomas são sangramentos internos, externos e de mucosas, que podem ocorrer espontaneamente ou após impactos de qualquer gravidade, inclusive os mais leves.
O objetivo de toda a diligência no processo de transferência de tecnologia para produção do medicamento Hemo-8r é garantir a produção nacional e distribuir aos pacientes que necessitam do tratamento profilático com o Fator VIII de coagulação a fim de reduzir as possibilidades de desenvolver sequelas nas articulações, ampliando o acesso ao medicamento em todo o país.
¹ Medicamentos recombinantes-são produzidos por engenharia genética através do uso da “tecnologia de DNA recombinante”, que se dá mediante a um conjunto de técnicas que permite a manipulação do DNA.
² Unidade Internacional