04 de janeiro- Dia Nacional da pessoa com Hemofilia
Notícia publicada em: 04.01.2021
A Hemofilia é uma doença transmitida geneticamente e tem como característica a deficiência da atividade dos fatores de coagulação sanguínea VIII ou IX. Devido à falta desses fatores, as pessoas com hemofilia têm maior dificuldade para se recuperaram de ferimentos, que podem ocasionar sangramentos.
Apesar de ser mais comum em homens, mulheres também podem ser portadoras do gene desta patologia, que pode ser tipo A ou B, sendo o primeiro tipo mais comum. No entanto, as mulheres não desenvolvem as consequências da doença. Segundo o Ministério da Saúde, até o ano passado cerca de 13 mil pessoas viviam com a doença no Brasil.
Para garantir uma maior qualidade de vida para essas pessoas, a Hemobrás atende o Sistema Único de Saúde (SUS) com a produção de medicamentos em parceria com laboratórios do exterior e realiza a distribuição do Hemo-8r (tratamento profilático para o fator VIII de coagulação) em hemocentros especializados de todos os estados do Brasil, cumprindo a pauta definida pelo Ministério da Saúde.
Dessa maneira, medicamentos como o Fator VIII recombinante (Hemo-8r) são responsáveis por garantir que milhares de pacientes como o Igor consigam manter vidas saudáveis. Mesmo com Hemofilia A, o garoto consegue brincar e praticar esportes sem qualquer dificuldade.
História da data
O dia 04.01 foi escolhido como o Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia em homenagem ao cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil, teve o destino semelhante aos seus dois irmãos, que também eram hemofílicos. Falecido neste dia em 1988, por complicações relacionadas à AIDS.