Durante os meses de setembro e outubro, os Serviços de Hemoterapia¹ distribuídos pelo Brasil estão passando por auditorias para verificação dos requisitos de qualidade relacionados aos processos de obtenção de plasma para indústria farmacêutica. Essas ações fazem parte da gestão do plasma brasileiro, sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás, atividade oficializada pelo Ministério da Saúde, através da Portaria n° 1.710/2020.
As auditorias de qualificação nos Serviços de Hemoterapia, que compõem a Hemorrede Brasileira, consistem em visitas técnicas aos locais fornecedores do plasma excedente do uso em transfusões para a Hemobrás, que armazena esta valiosa matéria prima em seu complexo fabril farmacêutico, localizado em Goiana – PE. Atualmente, o plasma é enviado para o exterior, por meio de contrato, para que haja a fabricação do medicamento hemoderivado, essencial na vida de pessoas em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A produção de hemoderivados se tornará totalmente nacional quando as etapas de transferências de tecnologias estiverem concluídas, a fábrica da Hemobrás passará, em breve, a produzir: albumina, imunoglobulina, fatores da coagulação entre outros hemoderivados.
Durante as auditorias de qualificação, o corpo técnico analisa todos os fatores que compreendem a qualidade do plasma que será fornecido à indústria, desde a coleta e processamento de bolsas, passando pelo seu correto armazenamento, realização de exames laboratoriais, calibração, qualificação e manutenções do parque de equipamentos, assim como as Boas Práticas de Fabricação nas atividades que envolvem a obtenção do plasma com qualidade industrial.
Na programação definida, as equipes de representantes da Hemobrás e da Octapharma, estiveram nos dias 28, 29 e 30 de setembro no Hemorio (Rio de Janeiro/RJ). Nos dias 06 e 07 de outubro visitaram o Hemocentro da UNICAMP (Campinas/SP). Em continuidade as auditorias, seguiram visitando a Fundação Pró-Sangue em São Paulo/SP nos dias 18, 19 e 20 de outubro e a Fundação Hemope (Recife-PE) nos dias 21 e 22 do corrente mês.
Na Hemobrás
A fábrica da Hemobrás também recebeu auditoria de qualificação, uma vez que é gestora do plasma excedente do uso em transfusões e mantém estoque do insumo em seu parque fabril para o beneficiamento em medicamentos hemoderivados e posterior distribuição ao SUS, em atendimento a pauta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS).