Membros da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizaram visita técnica à fábrica da Hemobrás, em Goiana (PE), nessa segunda-feira (19). Estiveram presentes os deputados federais Jorge Solla (PT/BA), Iza Arruda (MDB/PE), Ismael Alexandrino (PSD/GO), além dos servidores da Câmara Rubens Gomes e Iram Alves. Também participaram da agenda Diego Pessoa, subsecretário de Programa do Consórcio Nordeste e, representando o senador Humberto Costa (PT/PE), a assessora Ana Paula Sóter. A comitiva foi recebida pela diretoria da Hemobrás que deu detalhes sobre as atividades da empresa, as fases de implantação da fábrica para a produção de medicamentos hemoderivados em solo nacional e a inauguração, no próximo semestre, do bloco produtivo do Hemo-8R, o fator VIII recombinante da Hemobrás, utilizado para tratamento das pessoas com hemofilia A no Brasil.
A Comissão pode verificar, in loco, qual o atual estágio da Hemobrás, quais são as perspectivas e as dificuldades para, a partir desse panorama, pensar em formas de o parlamento contribuir com o Empresa. “Essa nossa visita reitera tudo que nós já havíamos discutido na Câmara: a importância estratégica desse projeto, o quanto ele é fundamental para o Sistema Único de Saúde e o quanto a gente pode contribuir para que tenha sucesso um projeto dessa natureza”, apontou o deputado Jorge Solla, autor do requerimento para a visita técnica. A deputada Iza Arruda, que já conhecia a planta da Hemobrás, comemorou o que viu: “Eu fico muito feliz de poder ter aqui um trabalho tão bonito, com tanto êxito e ver que as equipes estão trabalhando em novas instalações o que, com certeza, trará qualidade de vida para mais pessoas”.
Além de fornecer medicamentos, a Hemobrás contribui com o desenvolvimento científico nacional. “A Hemobrás é uma ferramenta do Governo para discutir não só saúde, mas também tecnologia”, aponta o presidente Antonio Edson de Lucena. “Para nós é muito importante o reconhecimento desse caráter estratégico que é produzir anticorpos e trazer qualidade de vida. Nós temos muito a contribuir para o fortalecimento do SUS e da indústria de ponta nacional”, concluiu o presidente. O deputado federal Ismael Alexandrino destacou a importância da produção nacional de medicamentos: “Esse é um setor que precisa se desenvolver muito ainda no Brasil, ainda somos dependentes do exterior. Sendo esse um insumo tão estratégico, é fundamental que tenhamos essa capacidade de produção instalada em solo brasileiro”.
MEDICAMENTOS – A Hemobrás tem no seu portfólio os hemoderivados Albumina, Imunoglobulina, Fator VIII e Fator IX de coagulação plasmáticos. Esses medicamentos são entregues ao Ministério da Saúde para tratamento de milhares de pacientes do SUS em tratamento contra câncer, AIDS, erros inatos do sistema imune, hemofilia, entre outras doenças. Além disso, a empresa também fornece o Fator VIII Recombinante, medicamento produzido por engenharia genética para tratamento de hemofilia A.