Aconteceu, na última sexta-feira (20/05), a visita da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à unidade fabril da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Da Anvisa, estiveram presentes o diretor Alex Campos, o assessor Daniel Cruz, ambos da 5ª Diretoria, e o diretor Rômison Mota, da 4ª Diretoria, com o objetivo de compreender mais profundamente os processos na fabricação dos medicamentos hemoderivados e recombinantes, entender como ocorre a transferência de tecnologia, a logística dos produtos e conhecer as instalações industriais.
A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Hemobrás, Antonio Edson Lucena e por profissionais das áreas: Regulatória, Transferência de Tecnologia, Incorporação Tecnológica e Processos, Logística Farmacêutica e da Garantia da Qualidade, para que fossem atualizados sobre os avanços recentes da Estatal, por meio de uma apresentação institucional, onde foram comentados alguns pontos das atividades com conexão e alinhamento com áreas da Anvisa. Na sequência, caminharam pelos blocos fabris, como o bloco B04, responsável pelo Envase, liofilização e embalagem final; e B01, onde ser realiza a recepção, triagem e armazenamento do plasma.
O diretor Rômison Mota demonstrou suporte ao projeto da Empresa. “Tivemos a satisfação de vir fazer uma visita na fábrica da Hemobrás em Goiana, Pernambuco. Eu, acompanhado pelo diretor Alex, viemos conhecer a estrutura do que está sendo montado aqui para tornar o Brasil autossuficiente na produção dos derivados do sangue. É muito bom ver o que já está feito, que foi construído até aqui. E vamos por parte da Anvisa ajudar em todos os esforços para que em breve a gente tenha a fábrica em pleno funcionamento”.
Alex Campos, comentou sobre o que constatou com a visita. “É sempre um prazer voltar à Hemobrás. Eu que já tive a chance de participar do Conselho de Administração, no momento mais difícil, mais crítico da empresa, já percebia a importância e o alcance estratégico da Hemobrás para o Brasil. Agora que estou na Anvisa, há muitos assuntos na área de regulação em que há o ponto de contato da atuação da Anvisa com a atuação da Hemobrás. Então, hoje a gente teve a chance de fazer uma reunião de trabalho, in loco, onde dois diretores da agência que têm interações diferentes com a Hemobrás, mas não menos importante uma ou outra, permitindo que o projeto Hemobrás e os propósitos Hemobrás sejam levados adiante”.
Campos reforçou ainda o aprendizado com a sua visita. “É um projeto de várias gerações, digamos assim, de várias autoridades de saúde. A Anvisa acompanha desde o início, há várias etapas ainda para o futuro que vão merecer o escrutínio e a análise da Anvisa e é importante que isso aconteça com o olhar da alta direção da Anvisa. Então, o que a gente veio fazer foi isso, conhecer, acompanhar, e prestar nossa solidariedade e apoio ao trabalho que a Hemobrás vem fazendo”.
A reunião com os diretores da Anvisa e a visita às instalações da fábrica foram muito produtivas, aponta Antônio Edson. “O acompanhamento das atividades de implantação da fábrica pela Anvisa é de fundamental importância, tendo em vista o caráter regulador que a Agência exerce no segmento farmacêutico. Mais que uma agenda institucional, estamos fazendo aqui um exercício de empatia em prol da sociedade”, destaca o presidente da Hemobrás.