Notícia publicada em: 07.05.2020
A Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da Hemobrás doou três toneladas de resíduos recicláveis recolhidos ao longo do segundo semestre de 2019. A doação foi realizada para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOCENCIPE), que comemorou a iniciativa tendo em vista a impossibilidade de coleta de materiais nas ruas e em outros locais durante o período de pandemia.
Os resíduos estavam concentrados no bloco 13, onde funciona o programa de separação e destinação de resíduos recicláveis. Após o recolhimento de tudo o que é coletado nas lixeiras da fábrica, os materiais recicláveis são classificados, pesados, registrados e se aplicável, prensados. Foram doados vidros, metais, papéis, plásticos e mantas plásticas/alumínio, que poderão ser comercializados, auxiliando na renda dos integrantes da cooperativa. Por enquanto, o material ficará armazenado de quarentena até que a situação se normalize e os funcionários possam retomar as atividades de maneira efetiva.
Recentemente, a Hemobrás aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e esta ação realizada pela CCSS está ligada à gestão adequada de resíduos, um dos seis eixos do referido programa. A atividade passa pela adoção da política dos cinco Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar consumir bens que geram impactos socioambientais negativos. Abordados em diversas ações da área, como a Semana do Meio Ambiente, a política dos Rs já se mostra presente no dia a dia da empresa, trazendo benefícios como a conscientização quanto ao uso de papéis e copos plásticos.
A CCSS
A Comissão foi criada para o cumprimento do decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. Além da obrigação legal, a Comissão tem a função social de auxiliar as cooperativas de catadores no seu sustento, promover o uso racional de recursos e dar a destinação correta dos resíduos. A cooperativa beneficiada é homologada e vencedora do edital nº001/2018.