Eu Luto Pela Imuno – Brasil visita fábrica Hemobrás
Notícia publicada em: 05.08.2021
A Hemobrás recebeu nesta terça-feira (03.08) a visita da vice-presidente da associação Eu Luto Pela Imuno – Brasil (ELPIB), Juçaira Giusti, com o objetivo de conhecer a unidade fabril, localizada em Goiana-PE, primeira indústria farmacêutica no ramo de medicamentos hemoderivados no Brasil, capaz de processar 500 mil litros de plasma por ano.
A ELPIB representa as pessoas com imunodeficiências primárias (IDPs) e tem a função de promover a disseminação do conhecimento sobre o assunto e fornecer orientações aos seus associados e familiares, além de buscar melhorias efetivas no sistema de saúde brasileiro. O tratamento das IDPs exige além da reposição de imunoglobulina humana, por via venosa ou subcutânea, o uso de antibióticos preventivos e até transplante de medula óssea. A imunoglobulina é um medicamento hemoderivado, que faz parte do portfólio de produtos Hemobrás, na gestão do plasma brasileiro.
Na programação, o diretor de Produtos Estratégicos e Inovação, Antônio Edson Lucena, acompanhou a vice-presidente da ELPIB, em todos os momentos da visita, sendo oportuno esclarecer sobre as etapas finais necessárias à fábrica de medicamentos hemoderivados, o contrato assinado com a Octapharma para beneficiamento do plasma, além dos avanços na implantação da fábrica de medicamentos recombinantes.
Após apresentação realizada pelo gerente de Incorporação Tecnológica e Processos, Caueh Jovino, sobre Transferência de Tecnologia para Produção Nacional de Medicamentos Hemoderivados e Biotecnológicos, Juçaira Giusti pôde observar, in loco, os blocos em pleno funcionamento: B01-Recepção, triagem e armazenamento do plasma, B05-Almoxarifado e estoque de produtos; bem como, os blocos finalizados, ocupados por equipamentos e/ou profissionais: B06-Controle de Qualidade e, B04-Embalagem.
Para o diretor Antônio Edson “É importante acompanhar o trabalho de uma empresa que trabalha pensando nos usuários do Sistema Único de Saúde”, afirma. A Hemobrás reafirma seu compromisso, com os públicos de interesse, em manter diálogos abertos e reuniões produtivas sobre temas relacionados aos negócios institucionais, que visem melhorias em prol da saúde pública do país.
A vice-presidente da Associação Eu Luto Pela Imuno – Brasil diz “está extremamente feliz por conhecer as instalações da fábrica, saber que a imunoglobulina está sendo classificada com alta qualidade e que em breve teremos a produção local, no brasil” em depoimento.
O depoimento completo assista aqui:
Saiba mais sobre Imunodeficiências primárias (IDPs)