Fornecimento de medicamento Hemo-8r é garantido durante pandemia de Covid-19
Notícia publicada em: 09.04.2020
Ao longo dos últimos dias, equipes da Hemobrás têm realizado expedições do Hemo-8r© (Fator VIII recombinante) ¹ a partir de sua unidade fabril em Goiana-PE. Com os Protocolos de Resposta à Emergência e de Continuidade de Negócio adotados pela Hemobrás devido à pandemia do Covid-19 que se instalou no país, estão em processo de preparação e expedição mais de 102 mil frascos do medicamento para os Serviços de Saúde em todo o Brasil, conforme pauta mensal definida pelo Ministério da Saúde em contrato com a Hemobrás.
Para garantir que não falte nenhum medicamento para as pessoas com hemofilia nas cinco regiões do País, o Ministério da Saúde adiantou a entrega da pauta de abril, decisão que possibilitou à Hemobrás distribuir antecipadamente o recombinante, nas apresentações de 250 UI (24 mil frascos), 500 UI (48 mil frascos) e 1000 UI (30 mil frascos), que abastecerão hemocentros e Serviços de Saúde. Isso representa a distribuição de 120 milhões de UI de Fator VIII recombinante entre os meses de março e abril de 2020. Todos os Estados da Federação foram contemplados com o medicamento neste período.
As expedições são realizadas por modal aéreo em caixas térmicas qualificadas e por modal rodoviário em caminhões qualificados. A segurança é um dos principais pontos em todo o processo, desde as etapas realizadas dentro da fábrica, que demandam o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como roupas térmicas e balaclavas, por exemplo, até os procedimentos externos, de forma a garantir a segurança das pessoas envolvidas e as condições de temperatura preconizadas para o produto, assim como o atendimento às legislações sanitárias.
Dia Mundial da Hemofilia
No Brasil, as pessoas com hemofilia têm direito à profilaxia, que permite qualidade de vida aos portadores desta coagulopatia. Fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento profilático é preventivo e garante a reposição da proteína escassa, evitando perda desmedida de sangue e diminuindo as restrições na vida do paciente. O tratamento é para toda a vida e se dá com a reposição deste fator deficitário.
No próximo dia 17, serão realizadas ações em atenção ao Dia Mundial da Hemofilia em diversos países. O intuito é ressaltar a importância da identificação da coagulopatia e o compartilhamento de informações que desmistifiquem a doença e as formas de tratamento. Reconhecendo esta necessidade, a Hemobrás também terá ações dedicadas à data. Fique atento às nossas redes sociais e aguarde a divulgação.
¹O medicamento é utilizado no tratamento profilático para pessoas com hemofilia A.
Enquanto trabalham para levar qualidade de vida a tantos brasileiros, as equipes da Hemobrás fazem um apelo durante este período: proteja-se e, se possível, fique em casa!