Até sexta-feira (16), a Hemobrás participa do I Encontro Anual dos Laboratórios Oficiais do Brasil que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte. Com o tema, “A Estratégia para o Desenvolvimento do Complexo da Saúde e os Laboratórios Oficiais: avanços, desafios e perspectivas”, a equipe da Hemobrás se une a mais de 150 dirigentes e técnicos de laboratórios farmacêuticos de todo o país para discutir estratégias de inovação e de qualidade para abastecimento de medicamentos ao SUS.
O encontro é realizado pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob) que conta hoje com vinte e uma instituições associadas. A presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, destaca a importância dessa rede: “Os laboratórios oficiais têm um papel diferente da rede de laboratórios privados porque foram criados para atender prioritariamente ao SUS”, explica. “No portfólio estão medicamentos para doenças negligenciadas, para atenção básica e até produtos de alto custo, como no caso da Hemobrás. Nós somos grandes parceiros do SUS e aqui estamos para propor estratégias de trabalho futuro para atender as necessidades do Ministério da Saúde e da população brasileira.”
Entre as discussões do encontro estão a importância das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), a pesquisa científica e a tecnologia no cenário de transição demográfica, epidemiológica e climática, além de debates das comissões técnicas de Política da Qualidade e de Aquisição de Bens e Serviços. A analista da Hemobrás Danielly Lira faz parte da comissão da Qualidade e reforça a importância de espaços de compartilhamento de experiências: “Ao debater temas com outros laboratórios públicos percebemos que as questões se assemelham e podemos juntos encontrar melhorias nos processos. A nossa principal discussão atual diz respeito à cultura da qualidade e como implementá-la de maneira efetiva dentro das empresas”, explica a farmacêutica.
A produção dos laboratórios oficiais abastece o SUS com medicamentos e vacinas e envolve por volta de 8500 profissionais para a industrialização de mais de 100 produtos. A Hemobrás faz parte dessa rede desde 2022 como empresa pública federal que fornece ao SUS hemoderivados e biotecnológico.