A Hemobrás realizou a entrega de materiais móveis e eletrônicos para empresas especializadas na reciclagem destes produtos. O Instituto de Inovação e Economia Circular, Reeecicle, através do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), foi o escolhido para receber os materiais. Foram destinados 206 itens ao todo.
No instituto, o material é desmontado, selecionado e transformado em matéria-prima para várias indústrias, o que evita a retirada de mais recursos limitados da natureza para a produção de novos equipamentos. Os eletrônicos que têm condições de reaproveitamento passam pela troca das peças danificadas por novas ou recuperadas, para que possam ser novamente utilizados.
O diretor da CRC Recife, Sávio França, falou sobre a importância da doação da Hemobrás: “Receber os equipamentos é o nosso combustível. O que a gente mais precisa é encontrar instituições como a Hemobrás, que neste momento está engajada, fazendo o seu papel de descartar com o viés do reuso, da restauração”, declarou.
206 itens, incluindo móveis, computadores e microcomputadores, foram entregues à ONG na fábrica da Hemobrás.
Além de promover um descarte ambientalmente adequado dos materiais, a iniciativa colabora com a geração de renda e oportunidades para pessoas socioeconomicamente vulneráveis, isso porque a ONG promove a formação de jovens desde a instrumentalização digital até a robótica e programação, na capital e também no interior de Pernambuco. A CRC realiza também a doação dos equipamentos recondicionados para iniciativas que realizam atividades de instrução tecnológica e inclusão digital por todo o Nordeste do Brasil.
A diretora de Administração e Finanças da Hemobrás, Luciana Silveira, esteve nas instalações da Reeecicle onde pôde conhecer o processo de recondicionamento realizado pela empresa. Acompanharam a visita o gerente de Administração, Gustavo Simoni, e o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Maurício Ottoni.
A diretora enfatizou que, ao realizar a doação, a Hemobrás busca ampliar o seu papel social. “A Hemobrás já possui a nobre missão de possibilitar que milhares de brasileiros tenham acesso a medicamentos que salvam vidas, mas essa iniciativa demonstra que podemos ir além. O ato de doação é uma demonstração de solidariedade. Com isso, estamos contribuindo não só para a inclusão social como também para a educação socioambiental. É gratificante imaginar que estamos ajudando a transformar a vida de tantas pessoas e dando a elas um pouco mais de dignidade”, disse.
As ONGs Reeecicle e CRC Recife são parceiras do Ministério das Comunicações para a realização do serviço de recondicionamento e descarte seguro de equipamentos eletrônicos.