Hemobrás realiza evento com associações de hemofilia de todo o Brasil
Notícia publicada em: 05.12.2014
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) realizou, nesta quarta-feira (03/12), o “1º Encontro da Hemobrás com a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e suas Associações Estaduais”. O evento aconteceu em Brasília e foi uma parceria com a Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH/MS), FBH e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS).
O principal objetivo do encontro foi promover o diálogo entre os representantes do movimento social e as instituições envolvidas na organização. “Estamos plantando uma semente que tenho certeza que dará muitos frutos”, afirmou o presidente da estatal, Romulo Maciel Filho. Ele também defendeu a participação do Controle Social no Conselho de Administração da Hemobrás. “Nós estamos trabalhando para que isso se torne realidade com representante da sociedade no conselho”, completou.
Para a secretaria Executiva do Ministério da Saúde e presidente do Conselho Administrativo da Hemobrás, Ana Paula Soter, a iniciativa foi positiva. “Esse evento é um marco e é fundamental que se torne uma rotina, uma prática regular. É importante ouvir as pessoas que usam os medicamentos da Hemobrás”, frisou.
A presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), Tânia Pietrobelli, ficou satisfeita com o resultado do encontro e comemorou a evolução no tratamento da doença no País. “Em 2009 o tratamento ainda era de Sobrevivência, pois só tínhamos 1,2UIs per capita, e então num trabalho conjunto entre FBH, MS e órgãos de controle do governo conseguimos avançar gradativamente atingindo 3.9UIs em 2012 o que permite tratamento de Integridade Articular para as pessoas com hemofilia no Brasil. Com a transferência de tecnologia do Fator VIII Recombinante de última geração, agora com o nome comercial HEMO-8r, temos a garantia de abastecimento, já que pode ser produzido em larga escala por não necessitar de doações de sangue para obtenção da matéria prima, e assim tornar sustentáveis os programas de Profilaxia Primária e Secundária, Imunotolerância e aumento das Doses Domiciliares.
O presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho, aproveitou o encontro para apresentar o primeiro medicamento com a marca da estatal, o Hemo-8r. O produto, que é o fator VIII recombinante da empresa, teve sua distribuição iniciada nesta semana e é obtido por meio de engenharia genética e é o tratamento de pessoas com hemofilia tipo A mais moderno atualmente.
“Antes o tratamento era para a sobrevivência dos pacientes. Com o recombinante o tratamento passou a proporcionar qualidade de vida aos pacientes”, afirmou a presidente da FBH, Tania Pietrobelli.
O coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, afirmou que o tratamento com recombinante é a prioridade órgão. “A meta do ministério é distribuir recombinante para 90% dos hemofílicos no futuro”, assegurou.
Segurança
No evento a equipe da estatal fez apresentações sobre o processo de transferência de tecnologia para a produção de medicamentos, a segurança e fiscalização para poder obter o registro desse tipo de produto e sobre a distribuição e logística da entrega da medicação.
“Saio deste evento mais tranquilo por saber que estamos recebendo um produto de qualidade e seguro”, disse o presidente da Associação dos Hemofílicos do Estado do Rio de Janeiro (AHRJ), Maurício Oliveira.
“O evento foi importantíssimo para a comunidade hemofílica, bastante esclarecedor. Estou na torcida que a Hemobrás seja um sucesso porque o hemofílico é o termômetro da qualidade do medicamento”, ressaltou a presidente do Centro dos Hemofílicos de São Paulo, Cecília Pinto.