Hemobrás realiza pesquisa científica em parceria com a Fundação Hemope
Notícia publicada em: 17.12.2019
A Hemobrás está conduzindo um estudo com o objetivo de avaliar a prevalência de inibidores do Fator VIII Recombinante (Hemo 8r) e o Fator VIII Plasmático em pacientes tratados na Fundação Hemope. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hemope e segue agora para o levantamento dos dados clínicos, laboratoriais e epidemiológicos dos pacientes com hemofilia A.
As atividades sobre o estudo estão sob a responsabilidade do especialista em PHB da Hemobrás Frederico Monteiro com a colaboração do diretor de Produtos Estratégicos e Inovação, Antônio Edson Lucena, e dos analistas industriais em PHB Anderson José de Araújo e Tatiane Cibele de Souza Gomes.
Segundo Frederico Monteiro, esta pesquisa se mostra relevante uma vez que levantará o perfil epidemiológico dos pacientes com hemofilia A no estado de Pernambuco, tratados com concentrados de Fator VIII, tanto de origem plasmática, quanto recombinante. Além disso, avaliará possíveis variáveis relacionadas ao desenvolvimento de inibidores da atividade coagulante do Fator VIII.
O diretor de Produtos Estratégicos e Inovação informou que este estudo será estendido posteriormente a outros Centros de Tratamento de Hemofilia no Brasil.