Sobre a Ouvidoria
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Informações
A Ouvidoria é um canal de comunicação entre a Hemobrás e seus diversos públicos de relacionamento (usuários do SUS, sociedade em geral, empregados, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço), com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e os processos de trabalho da organização.
É uma unidade vinculada ao Conselho de Administração (CADM) e integra o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv), estando sujeita, portanto, à orientação normativa e à supervisão técnica da Ouvidoria-Geral da União (OGU)/Controladoria-Geral da União (CGU).
Qualquer pessoa pode procurar a Ouvidoria da Hemobrás nas seguintes hipóteses:
- Quando quiser manifestar sua satisfação ou insatisfação a respeito da Hemobrás, dos serviços por ela prestados, de seus atos de gestão, atos administrativos e de seus agentes públicos;
- Quando quiser sugerir melhorias em relação aos serviços prestados pela Hemobrás;
- Quando tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas da Hemobrás;
- Se for vítima de alguma forma de discriminação;
- Após ter procurado diretamente orientação nas áreas envolvidas sem obter êxito.
A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.
A Ouvidoria da Hemobrás está habilitada para tratar os seguintes tipos de manifestações:
- Denúncia: Comunicação de ocorrência de ato ilícito, prática de irregularidade por agentes públicos ou ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes. Pode ser registrada de forma anônima;
- Elogio: Demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido;
- Reclamação: Comunicado que demonstre a insatisfação individual ou coletiva quanto a procedimentos ou ações da Hemobrás, fundamentadas ou não, que mesmo não contrariando os dispositivos legais, desagradam aos(às) usuários(as), sendo necessário apurar as ações que as motivaram;
- Sugestão: Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Hemobrás;
- Solicitação: Requerimento de adoção de providência por parte da Hemobrás. Inclui solicitações de titulares de dados pessoais, nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD);
- Simplifique: Proposta de solução para simplificação da prestação de determinado serviço público (precário, obsoleto, burocrático ou ineficiente).
- Nome: Plutarco Reis de Macedo Granja
- Cargo: Ouvidor;
- Vínculo com a empresa: Empregado público;
- Data de ingresso do titular: 29/08/2022;
- Currículo: Clique aqui.
- Nome: Daniella Suzana de Farias
- Cargo: Assistente Administrativa;
- Vínculo com a empresa: Empregada pública.
A Carta de Serviços é um instrumento de gestão que contém informações sobre os serviços prestados de forma direta ou indireta pela Hemobrás, contemplando objetivos, públicos de interesse, formas de utilização e canais de comunicação da empresa.
Esta carta está pautada no comprometimento da estatal com a transparência, participação e controle social, além de atender as exigências da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos, regulamentada pelo Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.
Acesse aqui a Carta de Serviços da Hemobrás.