Principais Atividades
- Home
- Principais Atividades
A atividade da Hemobrás está inserida na Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, para garantir autossuficiência do país em hemocomponentes e hemoderivados e harmonizar as ações do Poder Público em todos os níveis de governo, relacionadas à atenção hemoterápica e hematológica, conforme a Lei 10.205/2001, chamada, também, de “Lei do Sangue”.
Uma indústria de hemoderivados desenvolve atividade de alta complexidade, na área biotecnológica. O grande diferencial, que torna a produção de hemoderivados um caso único dentro do universo das indústrias farmacêuticas, é o fato de sua principal matéria-prima ser o plasma humano, que não pode ser fabricado e nem comprado, conforme o parágrafo 4º do Art. 199 da Constituição Federal.
Com a publicação da Portaria nº 1.710/2020 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o fornecimento do plasma excedente do uso hemoterápico, para a produção de medicamentos hemoderivados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), definiu que todo o plasma excedente do uso hemoterápico do SUS, ou seja, aquele não utilizado em transfusões, será destinado à Hemobrás para a produção de medicamentos hemoderivados.
Plasma: É a parte líquida de coloração amarelada do sangue. Nele, estão presentes proteínas como albumina (corrige volume líquido em tecidos corpóreos), imunoglobulinas (constituintes do sistema imunológico) e os fatores de coagulação (responsáveis pela coagulação sanguínea), destinados à fabricação de medicamentos de origem sanguínea, classificados como hemoderivados
Para garantir a qualidade desta matéria-prima e dos medicamentos produzidos, a Hemobrás realiza auditorias de qualificação nos serviços fornecedores de plasma para a indústria. Nestes procedimentos é avaliado o cumprimento dos requisitos estabelecidos na regulamentação técnica de hemoterapia brasileira e das exigências de qualidade, o que contribui para a melhoria da estrutura dos hemocentros de todo Brasil, com infraestrutura para armazenamento de plasma em qualidade industrial, qualificação de processos e treinamentos.
A Hemobrás realiza, no Bloco B05 da fábrica, a expedição do medicamento registrado no Brasil com o nome Hemo-8r, distribuído aos Centros de Tratamento de Hemofilias (CTH) para atender aos pacientes com hemofilia A, do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, cumprindo a pauta mensal determinada pelo Ministério da Saúde.
Com relação aos medicamentos hemoderivados, atualmente ocorre a expedição temporária das bolsas de plasma, no Bloco B01 da fábrica, enviada pela Hemobrás a outros países que processam o material e produzem os medicamentos que voltam ao Brasil, distribuídos ao SUS, para atendimento às pessoas com deficiências do sistema imune, queimados graves, entre outras doenças.