Notícia publicada em: 03.06.2010
O governador do Paraná, Roberto Requião, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acompanhados por várias autoridades inauguraram no dia 4 a planta de insumos para diagnósticos em saúde em Curitiba. O laboratório pioneiro no país vai permitir que uma série de exames realizados a partir da coleta de sangue tenham resultado mais rápido e seguro, além de proporcionar outros serviços. O laboratório gigantesco, com 2,5 mil metros quadrados, é resultado da união de esforços da Hemobrás (Empresa de Hemoderivados e Biotecnologia), TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná) e do governo estadual paranaense.
O projeto de construção da planta de insumos contou com um investimento total de R$ 17 milhões. O governo estadual do Paraná colaborou com o repasse de AR$ 5 milhões.
A planta de insumos vai ser utilizada na produção dos reagentes aplicados em kits NAT (ácido nucléico) e para identificar doenças, como HI1V (Aids), HCV (hepatite C), sífilis, Chagas, HBV (hepatite A e B), HTLV-1 e HTLV-2.
A tecnologia de ponta será utilizada na triagem das bolsas de sangue, ampliando a possibilidade de verificar a presença de diversos tipos de vírus, atuando na janela imunológica – o período que o organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue.
Os insumos produzidos neste laborátorio (ou planta de insumos) serão enviados aos Instituto Imunológico de Bio-Manguinhos (no Rio de Janeiro) para que os kits sejam fianalizados e depois encaminhados ao Ministério da Saúde – SUS (Sistema Único de Saúde).