Notícia publicada em: 17.04.2014
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instalou, no mês de março, a Comissão Especial da Mata Norte e Agreste Setentrional, que tem o objetivo de discutir e propor políticas públicas para a região, estabelecendo um território estratégico de desenvolvimento econômico, social e ambiental para a Região, com ações coordenadas entre os municípios, estado e união. Na última segunda-feira (31/3), a Hemobrás e a Prefeitura de Goiana-PE, onde está sendo instalada a fábrica da estatal, participaram de uma reunião na Alepe e, na próxima semana, a comissão estará no município para um novo encontro.
“É interessante e oportuno para a Hemobrás discutir a sustentabilidade do desenvolvimento dessa região. Já temos um estudo sobre a realidade de Goiana e serão sempre bem vindas iniciativas públicas que proporcionem o crescimento igualitário e contínuo do município. É necessário preparar a infraestrutura local para receber o aumento da população e enfrentar os problemas de exclusão, pobreza, analfabetismo e baixa escolaridade existentes”, avaliou a colaboradora da Assessoria de Responsabilidade Socioambiental, Maria do Carmo Soares, que esteve presente na última reunião.
Entre as atividades da comissão está a promoção de rodas de diálogo, agrupando os municípios integrantes da região em três polos: Goiana, Carpina e Bom Jardim; além de seminários com o poder público, setor produtivo e terceiro Setor. No dia 2 de junho será apresentado o relatório final com as proposições apresentadas no processo de discussão política.