Notícia publicada em: 25.07.2014
Na última terça-feira (1/7), a Hemobrás participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de debater o fornecimento de hemocomponentes e hemoderivados nas clínicas e hospitais brasileiros. O gerente de Planejamento e Projetos, José Gaspar Novelli, representou a estatal no encontro e, na ocasião, apresentou uma situação atual da empresa, realizações, perspectivas e um panorama detalhado da distribuição dos medicamentos (hemoderivados e recombinante) e da cola de fibrina.
Ainda estiveram presentes à audiência a coordenadora geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Montoril; a médica cardiologista do Instituto do Coração de São Paulo, Ludhmila Hajjar; e a vereadora de Ji-Paraná, em Rondônia, Sílvia Cristina Amancio Chagas. A parlamentar foi convidada para o debate em virtude de relatos sobre a prática de preços excessivos cobrados de pacientes na utilização de bolsas de hemácias e plaquetas em hospitais privados do município do Norte do País.
“A audiência serviu para aprofundar a discussão sobre a temática e indicar propostas de melhoria para questões como a de Roraima”, comentou Novelli. O encontro foi promovido pelos deputados Marcos Rogério, Benedita da Silva, Dr. Jorge Silva e Rogério Carvalho, integrantes da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.