Notícia publicada em: 09.11.2012
A gerente de Plasma e Hemoderivados, a médica Adriana Parodi, ministrou palestra sobre “A gestão do plasma na câmara fria da Hemobrás”, na última sexta-feira (9/11), no estande do Ministério da Saúde, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2012, o maior evento da especialidade em toda a América Latina, realizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). Durante o encontro, Adriana, além de detalhar o processo de gestão de plasma, no Bloco B01 da fábrica, tratou diretamente com representantes dos serviços de hemoterapias sobre a necessidade de aprimorar o sistema de cadastro das bolsas de plasma enviadas à unidade da fábrica, que já é responsável pela estocagem da matéria-prima dos hemoderivados.
De acordo com Adriana Parodi, a intenção da Hemobrás é iniciar no próximo ano a instalação de sistemas informatizados ligados aos serviços de hemoterapia que enviam o plasma à fábrica da empresa, para que os cadastros das bolsas estejam interligados entre o serviço de hemoterapia e a estatal. “Com o sistema informatizado, toda essa cadeia será informatizada, dando mais agilidade e segurança ao recebimento desse plasma. Antes de o plasma chegar à Hemobrás, já teremos informações sobre sorologia, quantidade de bolsas encaminhadas e outros subsídios para estocar o material”, explicou.
Hoje as informações das bolsas de plasma chegam à Hemobrás em documentos impressos e em CD-Room. “Se a bolsa não estiver nessa listagem, ela não entra no sistema, por isso, foram criados até palets de quarentena, parar armazenar essas bolsas até a identificação ser feita pelo serviço de hemoterapia, para, só então, este plasma ser cadastrado em nosso sistema. Quando o sistema de expedição for todo informatizado esse problema cessa”, detalhou.
Os participantes da palestra, grande parte profissionais ligados ao principais hemocentros e serviços de hemoterapia do País, tiveram a oportunidade de conferir através de imagens as etapas de estocagem do plasma em B01, desde a chegada de medicamentos até a entrada dos palets na câmara fria.