Assim como escolas, órgãos públicos e profissionais da saúde de todo o país, a Hemobrás se engajou na campanha de prevenção à dengue, em sintonia com o Ministério da Saúde que realizou o “Dia D Nacional de Combate à Dengue” no último sábado (02.03). A campanha teve o objetivo de envolver toda a sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.
Empregados e colaboradores da Hemobrás participaram do mutirão de combate à dengue com vistoria dos espaços internos e externos aos blocos da fábrica em Goiana (PE) e eliminação dos locais com água parada, que são os possíveis ambientes de reprodução de mosquito e, consequentemente, foco do Aedes aegypti. Os voluntários identificaram locais onde eliminaram possíveis pontos de focos e registraram outros que necessitam de outras intervenções. Nesses casos, setores específicos da empresa, como manutenção e segurança do trabalho, vão agir nos próximos dias para garantir a segurança de todos. O mutirão aconteceu na última sexta-feira (01.03).
A empresa vem fazendo sua parte, mas é importante a conscientização e o apoio de todos na luta contra a dengue. O mutirão mostrou que fatores externos e triviais podem contribuir para a existência do foco, como um copo plástico jogado fora do lixo que pode acumular água da chuva e servir como um possível local de reprodução do mosquito. Para a assessora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Anne Primo, a ação foi muito gratificante e teve um resultado efetivo: “Foi bem legal ouvir o depoimento de algumas pessoas dizendo que achavam que não iam encontrar nada e se surpreenderam com pontos para corrigir “, conta. “Esse é um alerta que serve para todos: às vezes achamos que já estamos protegidos, mas é importante que cada um verifique sua residência e também o ambiente de trabalho”, explica. “Não é preciso muito tempo, se cada um fizer sua parte, são 10 minutos que já fazem a diferença”, finaliza Anne.
ORIENTAÇÃO – Antes do mutirão, os voluntários receberam informações sobre os sintomas da dengue como febre alta, dores nas articulações, atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Caso haja suspeita da doença, é importante o atendimento no serviço de saúde. A automedicação é perigosa, já que alguns remédios podem agravar os sintomas da doença. Se confirmada a dengue, é necessário o repouso total e a ingestão de muita água para recompor o corpo e combater o vírus.
FAÇA SUA PARTE – Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada;
- Receba bem os agentes de saúde e os de endemias;
- Amarre bem os sacos de lixo;
- Coloque areia nos vasos de planta;
- Guarde pneus em locais cobertos;
- Limpe bem as calhas de casa;
- Não acumule sucata e entulho;
- Esvazie garrafas PET, potes e vasos.